Carolina Carradore
Tubarão
Dos dois casos suspeitos de dengue, notificados esse ano em Tubarão, um foi confirmado pela 20ª gerência regional de saúde. A suspeita é que o caso seja o de um arquiteto, que viajou para o Maranhão contraiu a doença. “Tínhamos dois casos suspeitos, um foi descartado, mas não sabemos de fato qual exame deu positivo”, explica o coordenador do programa municipal de combate a dengue, Hélio de Oliveira Júnior.
Santa Catarina ainda é o único estado brasileiro em que todos os casos constatados de dengue foram importados de outros estados ou países. Em Tubarão, as duas pessoas com suspeita da doença chegaram de outros locais do país recentemente, assim como os outros dois casos confirmados no ano passado.
O programa municipal de combate a dengue realizou uma varredura em um raio de 100 metros das casas onde moram os dois pacientes suspeitos. Felizmente, nenhuma larva foi localizada. No início do ano, um foco do mosquito Aedes aegypti foi identificado.
Com isso, os servidores que atuam no programa estão em sinal de alerta. Com auxílio das agentes de saúde e enfermeiras do município, a equipe municipal realiza um trabalho educativo nos bairros da cidade. Na comunidade do Fábio Silva, por exemplo, agentes montaram pontos estratégicos e casas são visitadas quinzenalmente. O monitoramento das armadilhas também continua. Em Tubarão, são 291 espalhadas em 43 pontos da cidade.
Alguns cuidados importantes
• Mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados.
• Não jogue lixo em terrenos baldios. Coloque o material em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
• Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
• Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
• Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
• Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
• Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
• Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
• Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
