Tubarão
O foco dos investimentos envolvendo o Porto de Imbituba agora é em obras de infraestrutura que garantem o acesso ao Porto. E justamente com o intuito de buscar recursos neste sentido que uma comitiva de Imbituba foi até Brasília para tentar trazer a verba necessária para obras logísticas terrestres.
O deputado federal Jorge Boeira (PT) liderou a comitiva de Imbituba, encabeçada pelo prefeito Beto Martins (PSDB), para tratar do assunto diretamente com o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), Antônio Pagot.
Para Boeira, o investimento é justo e necessário. “Com a duplicação da BR-101 e o porto a todo vapor, o movimento econômico aumentará significativamente”, destacou Boeira. O presidente do Dnit não apenas concordou com o pleito, como já organizou como devem ser feitos os encaminhamentos para que a obra saia do papel.
“Toda essa reivindicação precisa nascer dentro do Dnit em Santa Catarina. Assim, quando chegar a nós, o projeto já estará detalhado e encaminhado. Considero justo o investimento e o Dnit também aposta do Porto de Imbituba como estratégico para o desenvolvimento do sul, não somente de Santa catarina, mas do Brasil”, valorizou Pagot.
Boeira comprometeu-se em agendar um encontro com o superintendente do Dnit no estado, João José dos Santos. Isto deve ocorrer ainda este mês, possivelmente em Imbituba.
Entre as obras
reivindicadas estão:
• A ligação duplicada entre BR-101 e porto;
• Novos gatesde acesso;
• Alargamento das vias do sistema viário interno do porto;
• Pátio regulador para organizar o fluxo de veículos de cargas;
• Ligação da zona industrial com BR-101 e o porto;
• Construção da uma alça rodoviária do pátio regulador com BR-101 e o porto.

