Tubarão
O descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.
Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência. Pensando nisso, foi constituído o Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado hoje. Cada um precisa fazer sua parte. Em Tubarão a partir de hoje inicia uma programação especial em alusão à data.
A abertura da Semana do Meio Ambiente ocorre hoje, às 15 horas, no auditório da Amurel. O prefeito Joares Ponticelli e o diretor-presidente da Fundação do Meio Ambiente de Tubarão (Funat), Júlio Rodrigues farão os pronunciamentos de abertura. No evento, ocorre ainda a assinatura do decreto de criação do Parque Natural Municipal, Marcelo Delpizzo Caneschi, que será instalado na clínica do Becker.
Amanhã terá palestras nas escolas municipais, com divulgação do projeto Patrulha Mais Azul e lançamento do concurso “Selfie com a vida: uma foto, um belo visual!”. Às 14 horas, na Praça Walter Zumblick, haverá doação de mudas de árvores frutíferas e da flor símbolo de Tubarão (boungainville glabra).
A programação encerra no sábado, com o Treino Corrida Ambiental – “Uma volta ao rio Tubarão”. Os participantes se concentrarão, a partir das 8h30min, no deck da beira-rio, com trajeto entre a ponte do Morrotes e do Centro.
Em Laguna, ações comemoram a data
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, A Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) em parceria com a Udesc, promove uma ação na Praça Central de Laguna em frente à Igreja Matriz, das 14 às 18 horas. De acordo com o presidente da Flama, Patrick de Souza várias ações acontecerão durante todo o dia, como palestras, roda de capoeira, doações de mudas frutíferas e ornamentais, música ao vivo.
Sobre o dia
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 5 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Evento “Futuro Azul” traz a jornalista Sônia Bridi
A jornalista catarinense Sônia Bridi participa hoje do evento “Futuro Azul, o amanhã do planeta pensado hoje” promovido pela Atlantis Saneamento com o objetivo de debater ideias e soluções para enfrentar uma das principais causas de doenças no país. A profissional tratará o tema como palestrante às 19h30, na Unisul, em Tubarão. Ela é responsável pela matéria mostrada no programa Fantástico que abordou sobre o saneamento básico, e revelou que mesmo com todas as evoluções, metade da população não tem acesso à rede de esgoto e 34 milhões de brasileiros vivem sem água tratada.
Esses dados constam de um estudo inédito, feito nas 100 maiores cidades do país e que revela quais são os dez melhores e os dez piores municípios em serviços de saneamento básico. O diretor da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), Ricardo Martins será o debatedor do evento que contará com a mediação do professor da Unisul Rodrigo Freitas. “Já havíamos definido a realização de um evento importante sobre o tema, por ser uma das principais preocupações da empresa. Quando assistimos a reportagem, resolvemos convidar a jornalista para ser a palestrante”, revela Botega. Os interessados em participar devem acessar o site www.futuroazul.com.br.

