quarta-feira, 24 dezembro , 2025

Diagnosticar asma na infância pode prevenir complicações no futuro

Conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento certo da asma é o objetivo deste Dia Nacional de Controle da Asma, nesta sexta-feira (21).

PUBLICIDADE

A doença manifesta seus principais sintomas logo na infância e persiste durante a adolescência, mas tende a entrar em um longo período de remissão na idade adulta.

Porém, se não for identificada e tratada da maneira correta, pode acompanhar o indivíduo durante toda a vida.

“Na criança a resposta ao tratamento da asma é muito mais favorável do que no adulto, por isso a importância de diagnosticar cedo”, explica Maria Helena Bussamra, pneumologista do Hospital Infantil Sabará.

Segundo a médica, também é importante perder o preconceito em torno da doença.

“Tem pais que falam, ‘meu filho não tem asma, tem bronquite’. Mas a asma é uma doença que tem muitos apelidos: bronquite, bronquite asmática, bronquite alérgica. A bronquite é um termo genérico de brônquios inflamados, mas o nome certo da doença é asma.”

Leia também: Receber tratamento correto é maior desafio da asma, diz especialista

A desinformação leva ao medo em relação à asma. “Não é uma sentença de morte. Na maior parte das crianças é uma doença leve, que é facilmente controlável com medicação”, acrescenta Maria Helena.

A asma é uma doença crônica que afeta a função e revestimento das vias aéreas ou passagens dos pulmões, ocasionando estreitamento das vias aéreas e dificultando a respiração.

Alguns fatores externos, como poeira, poluição, pelos de animais e até alimentos (em casos raros) podem desencadear um ataque asmático.

“O espectro de manifestação da asma é muito grande. Pode ser desde uma tosse seca até uma falta de ar extrema que leva o paciente para a UTI”, observa a pneumologista.

Um estudo da Iniciativa Global Contra a Asma identificou que a doença é a quarta principal causa de internações no Brasil, com cerca de 300 mil casos por ano.

Muitos casos se agravam pela falta de diagnóstico correto. Há situações em que os pacientes chegam ao pronto-socorro alegando, por exemplo, uma tosse alérgica, quando na verdade têm asma.

“Se tem tosse alérgica, toma antialérgico. Mas se for uma tosse asmática, tem que fazer tratamento com anti-inflamatório por inalação. Ou seja, o tratamento é completamente diferente”, diz a especialista.

O tratamento para asma é oferecido gratuitamente pela rede pública. São fornecidos nas farmácias populares tanto o corticoide, que irá atuar de forma permanente, como a bombinha, que é usada em crises.

Há também preconceito em relação à bombinha. Segundo a pneumologista, ela não vicia e não prejudica o coração (dá taquicardia momentânea).

“São medicamentos que literalmente abrem os brônquios para facilitar a passagem do ar. Agem rapidamente e aliviam a falta de ar.”

Comportamentos simples podem ajudar a evitar crises de asma:

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a asma atinge mais de 20 milhões de pessoas no Brasil e causa mais de 2 mil mortes por ano no país. Sintomas como falta de ar acentuada ou até mesmo dificuldade para falar as frases de uma só vez, podem ser sinal de crise. A asma grave não tem cura, mas algumas dicas podem amenizar o problema

Continue lendo

Balneabilidade em SC: 75,68% das praias estão próprias para banho, aponta IMA

FOTO Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 4 minutos O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o Relatório de Balneabilidade nº 7, com dados...

Komprão leva Carreta de Verão a Garopaba com show gratuito da banda LS Jack

FOTOS Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos Garopaba, no Sul de Santa Catarina, recebe no dia 30 de dezembro a Carreta de Verão do...

Jair Bolsonaro é internado para ser submetido a cirurgia em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na manhã desta quarta-feira (24) no Hospital DF Star, em Brasília, onde será submetido a uma cirurgia...

Zagueiro lagunense ajuda KuPS em classificação histórica

O retorno do zagueiro lagunense Paulo Ricardo ao Kuopion Palloseura (KuPS), da Finlândia, segue rendendo resultados expressivos. Na última quinta-feira (18), o clube garantiu...

A trégua de Natal de 1914: quando a guerra silenciou

Em meio a uma das guerras mais sangrentas da história, um episódio improvável marcou o Natal de 1914. Soldados alemães e britânicos, que até...

Manezinha Beatriz Valério é campeã mundial juvenil de beach tennis

Foto: Confederação Brasileira de Tênis Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos A manezinha Beatriz Valério sagrou-se campeã mundial juvenil de beach tennis ao lado...

Porto de Imbituba encerra 2025 com avanços históricos e alta operacional

FOTO SCPAR Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 4 minutos O Porto de Imbituba encerra 2025 consolidado como um dos principais motores da logística catarinense. O...

Caio César vive grande fase e soma títulos no futebol do Vietnã

Foto: Nam Dihn FC Divulgação Notisul ⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos Desde agosto de 2024 no Vietnã, após ser negociado junto ao CRB, o meio-campista...