Laguna
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fará nesta sexta-feira (23), trabalhos de melhorias no pavimento de pistas sobre a ponte Anita Garibaldi, na BR-101 Sul. As atividades são pontuais e seguem o cronograma de conservação da plataforma asfáltica e de obras de arte especiais, gerido pela autarquia.
Com as frentes de obras sobre a travessia, uma das faixas de rolagem será interrompida para dar espaço para trabalhadores e equipamentos, sendo identificadas e delimitadas pela sinalização provisória de obras. Haverá intervenções em ambos sentidos de tráfego. Os trabalhos de melhorias também serão feitos no km 317, em Pescaria Brava, e seguirão as mesmas condições de segurança organizados para a ponte. A meta é finalizar todas as melhorias no final da tarde de sexta-feira, mantendo as condições de tempo estável na região. Chovendo, a melhorias ficam impossibilitadas pelo excesso de umidade nas camadas bases e toda a logística será feita em nova data.
O órgão vai empregar o sistema de corte e recomposição do pavimento que vem sendo executado na conservação da BR-101, feitos em Laguna e Sangão. A camada superficial, mais desgastada pelo crescente fluxo de veículos, é retirada por fresagem (corte e escavação) e nova camada é aplicada e compactada.
As melhorias neste trecho fazem parte do contrato de conservação e manutenção da BR-101 Sul, executado pelo DNIT/SC, sendo pontuais e temporárias e, por isso, requerem mais atenção dos usuários. As operações de conservação da rodovia federal no extremo-Sul seguem em dois lotes contratados, sendo que o primeiro se estende do km 300 ao km 379,9 (Laguna a Içara) e o segundo do km 380 ao km 465 (Içara a Passo de Torres).