domingo, 10 agosto , 2025

Domingo terá fenômeno astronômico antes do amanhecer

Os vidrados em astronomia têm um motivo especial para acordar um pouco antes do Sol neste domingo (26). Graças a uma coincidência de órbitas, todos os cinco planetas visíveis a olho nu – Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno – estarão lá, compondo uma paisagem que só poderá ser vista novamente em junho de 2022.

Segundo o professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e coordenador do projeto Astro&Física, Marcelo Schappo, o evento está em seus últimos dias, e a coincidência das cinco órbitas visíveis acabará já no início da semana.

“Isso começou em meados de julho. Só que, na medida em que o mês termina, vai ficando cada vez mais complicado de ver todos na mesma noite”, disse ele à Agência Brasil.

De acordo com o físico, a observação dos planetas só é possível cerca de hora e meia antes de o Sol nascer. “O horário exato varia de acordo com a localidade. A melhor referência é antes do nascer do Sol, porque a luminosidade acaba ocultando a luz refletida pelos planetas”, disse.

Júpiter a Oeste

Para localizar os planetas no céu, Schappo sugere que, primeiro, se busque identificar Júpiter, por ser o maior. “Ele estará a Oeste, próximo ao horizonte. Logo ao lado estará Saturno. Seguindo uma linha imaginária será possível ver, a meia altura do céu, Marte, que é um pontinho brilhante levemente avermelhado. Mais adiante, um pouco abaixo das Três Marias, que é uma constelação bastante conhecida dos brasileiros, estará Vênus; e mais a Leste, Mercúrio [conforme mostra a ilustração da matéria]”, explicou.

Isso não ocorre com muita frequência porque os movimentos orbitais dos planetas em torno do Sol não são sincronizados uns com os outros. “Assim, para termos a oportunidade de avistar todos eles a partir daqui do nosso planeta, é preciso que eles estejam em posições adequadas de seu movimento orbital”.
“Para ter uma ideia prática, pode-se pensar numa analogia de várias crianças brincando de correr em círculos ao redor de uma casa. Cada uma faz um círculo de tamanho diferente e com uma velocidade diferente. O que ia acontecer é que ia demorar um tempo até que todas estejam em posições adequadas para verem umas das outras”, explica o professor.

As últimas vezes em que a visualização desse conjunto de planetas ao mesmo tempo foi possível foram nos anos de 2005, 2016 e 2018. A próxima ocorrência será em junho de 2022.

Dicas

Para facilitar a observação, Schappo sugere “locais escuros e com horizontes livres, já que alguns planetas estarão bem no Oeste e outros bem no Leste”. “Não pode ter morro nem prédios. Vale também torcer para que o dia não esteja nublado”, acrescenta.

Ele sugere alguns aplicativos que podem facilitar a localização do planeta tanto via computador (neste caso o programa Stellarium, que simula o céu do dia selecionado), ou o Google Skymap, que pode ser baixado nos celulares.

“Esses aplicativos servirão também para a observação de planetas individualmente, independentemente de alinhamentos, de forma a estender essa experiência a outras oportunidades. Afinal há quase sempre planetas aparecendo em nosso céu noturno”, complementa o especialista que, além de cientista, é um apaixonado por astronomia.

“Eu não perco eclipses nem chuvas de meteoros, quando mais intensas. Inclusive terá uma muito interessante na madrugada entre os dias 13 e 14 de dezembro. Também no final do ano terá uma conjunção de Júpiter e Saturno, que ficarão aparentemente muito próximos, para quem observa da Terra”, disse.

Schappo lamenta que, em 1994, ainda não tinha “olhos de físico”, quando foi possível observar um eclipse total no Brasil. “Eu era muito novo quando isso ocorreu. Por isso minhas lembranças são muito poucas, ainda que tenha sido marcante, para mim. Infelizmente o próximo eclipse total [visível no Brasil] será depois do ano de 2100. Para poder vê-lo, antes disso, terei de viajar a outro país, além de rezar para que, no dia, o céu esteja limpo”.

Continue lendo

CEPON registra aumento de atendimentos e reforça excelência no cuidado oncológico

FOTOS Cepon Michelle Valle Divulgação Notisul O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), em Florianópolis, unidade do Governo do Estado, apresentou crescimento expressivo nos atendimentos no...

Astro da NBA Miles McBride treina em Criciúma

FOTOS Bianca Bento Divulgação Notisul Armador do New York Knicks aproveitou visita à cidade natal da esposa para treinar na Satc, acompanhado da família. O jogador...

Centro de Bem-Estar Animal de Imbituba ganha veículo para resgates

FOTOS PMI Divulgação Notisul Van Fiat Fiorino foi adquirida com recursos de emenda impositiva apresentada pelo PSB e vai reforçar ações de busca ativa e...

Baly Brasil acelera expansão e chega à Bahia com meta ousada

FOTOS Divulgação Notisul Marca de energéticos e bebidas funcionais participa da SuperBahia 2025 e promete transformar o mercado baiano, com crescimento acima da média. A Baly...

Praia do Rosa recebe 2ª etapa da Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025

FOTO @hyurimaccari. Divulgação Notisul Evento será nos dias 16 e 17 de agosto, celebrando os 40 anos da Associação de Surf Imbitubense, com competições em...

SC Rural 2 chega à fase final para início da implantação no Estado

FOTO Aires Mariga Epagri Divulgação Notisul Projeto prevê investimento de US$ 150 milhões para fortalecer o setor rural e pesqueiro, com metade do valor destinado...

Porcada Summer 2026 promete edição histórica em Laguna

A 26ª edição da Porcada Summer, marcada para 10 de janeiro de 2026, no Porto Pesqueiro, em Laguna, promete ser a maior da história....

Neve volta a cair na Serra Catarinense neste sábado

FOTO Mycchel Legnaghi Divulgação Notisul Fenômeno foi registrado em cidades como São Joaquim e Bom Jardim da Serra, com temperaturas negativas e previsão de mais...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp