Maycon Vianna
Laguna
Dois importantes editais de licitação estão abertos em Laguna. O primeiro deles é relacionado ao cabeamento subterrâneo de ruas do centro histórico da Cidade Juliana. A abertura dos envelopes das empresas interessadas será realizada no próximo dia 4, no paço municipal.
O segundo edital está voltado para quem administrará o estacionamento rotativo no município.
“Não que as outras obras sejam menos importantes, mas remover aquele monte de fio feio dará novos ares para o lugar, principalmente na questão estética. Já no que diz respeito ao estacionamento precisamos de uma empresa capacitada para realizar o serviço, esperamos que isso esteja disponível na praça ainda nesta semana. O objetivo também é disciplinar os motoristas e disponibilizar mais vagas durante os períodos do dia”, pretende o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos (PMDB).
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas dispõe de verbas para restauração de monumentos e de espaços públicos de sítios tombados. Em Santa Catarina, somente Laguna e Florianópolis foram contempladas. Aproximadamente R$ 18 milhões são destinados à terra de Anita Garibaldi.
A seleção de prioridades por cidade tem como ponto de partida um vasto levantamento realizado por técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan), entre 2009 e 2011, a fim de identificar as principais demandas de requalificação de monumentos e de espaços públicos, assim como de promoção e valorização de manifestações e conhecimentos associados ao patrimônio.
São nove projetos contemplados:
• Requalificação urbanística do centro histórico – 1ª etapa – rua Raulino Horn e Largo do Rosário;
• Etapa final da restauração do casarão do Clube União Operária;
• Restauração da Casa de Anita Garibaldi;
• Restauração do sobrado da Sociedade Musical Carlos Gomes;
• Restauração da Casa Candemil;
• Restauração da antiga subestação de energia;
• Restauração do casarão da Sociedade Recreativa Clube Congresso;
• Restauração da Antiga Estação Ferroviária;
• Restauração do casarão do Clube Blondin.
Revitalização de ruas históricas
O edital de contratação pública engloba a execução da obra de revitalização das ruas Raulino Horn e 15 de Novembro (calçadão), além da construção da rede subterrânea de distribuição de energia, incluindo o entorno da praça da matriz.

