segunda-feira, 27 outubro , 2025

Duplicação da BR-101: Vistoria reafirma a preocupação

Zahyra Mattar
Tubarão

A comitiva pró-duplicação, formada por vereadores e deputados gaúchos e catarinenses, vistoriou as obras da BR-101 nesta sexta-feira (de Osório – RS – até Palhoça) e o resultado, não é nada promissor. Na realidade, é bastante preocupante. Um dos pontos mais críticos está na Amurel. É no lote 25, entre Capivari de Baixo e Laguna, cuja obra “era” feita pelo consórcio Blokos/Araguaia/Emparsanco. Desde o fim do ano passado, máquinas e homens foram retirados da pista. A obra está completamente parada desde então.

O consórcio tenta renegociar o valor do contrato junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit). Não há informações sobre este assunto. No mês passado, porém, o diretor-geral do órgão federal, Luiz Antonio Pagot, afirmou inclusive, em entrevista ao Notisul, que o Tribunal de Contas da União (TCU) não permitirá que haja um aumento nos valores contratados.

Na época da licitação para a escolha das empreiteiras, em 2004 (a duplicação mesmo começou somente em 2005), as construtoras indicaram valores com um deságio de 30% em média. Pela orientação do TCU, a União tem duas opções: ou obriga as empresas a concluírem a obra pelo preço combinado ou rescinde os contratos e convoca uma nova licitação.

Caso prevaleça a segunda opção, a retomada de um trecho paralisado pode levar até um ano. Este ponto é um dos que mais preocupa o coordenador do Fórum Catarinense pela Duplicação, deputado estadual Manoel Mota (PMDB). “Acostumadas a fazer aquele aditivo que garantia a recomposição de valores, as empreiteira colocaram o valor lá embaixo. Como o Tribunal de Contas não aceita o aditivo, eles ameaçam parar, trabalham devagar, ou tiram os equipamentos para atuar em outras obras. E o Dnit ainda diz que até o fim do ano termina toda a parte de duplicação de pista. Não vejo como”, avalia o parlamentar.

É a segunda vistoria feita pela Comissão da Marcha pela Duplicação da BR-101, presidida pelo ex-vereador Wagner Pereira Pizzetti (PP), de Içara. Os vereadores Edson Firmino (PDT) e Evandro Almeida (PMDB) são os representantes de Tubarão. Neste sábado, o grupo reúne-se em Araranguá para elaborar um documento a ser enviado do Dnit a fim de pedir agilidade nas obras.

Obras evoluíram 250 metros
Conforme o último relatório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em março (o de abril ainda não foi liberado), as obras não andaram nos lotes 24 (Imbituba), 25 (Laguna) e 26 (Tubarão). A única diferença em relação aos dados de fevereiro está na pavimentação asfáltica no lote 24, da Construcap, em Imbituba: avançaram 250 metros. Em janeiro deste ano, eram 21,50 quilômetros e, em fevereiro, 21,75 quilômetros.

As obras de arte, como viadutos e passagem inferiores e de pedestres, também tiveram poucas modificações em março. No lote 26, da Triunfo, em Tubarão, a única diferença é no viaduto duplo de acesso norte (trevo da Jucasa), que passou de 96% de evolução para 98%. Nos lotes 24 e 25, de Imbituba e Laguna, respectivamente o cenário é o mesmo.
A falta de produção gera reflexo direto sobre o pagamento das empreiteiras. Todos os meses, técnicos do órgão fazem a conferência dos serviços executados. E os recursos são liberados mediante os trabalhos realizados. Se construiu, recebe. Caso contrário, fica sem.

O atraso nas obras tem várias justificativas. Entre elas, o excesso de chuvas, que dificulta a realização da terraplanagem e da pavimentação, por exemplo. Além da parte financeira das empreiteiras.
Dos 248 quilômetros de obra (entre Palhoça e Osório, no Rio Grande do Sul), cerca de 103 quilômetros já foram duplicados. Mas nem tudo foi liberado para o tráfego por serem trechos muito picados ou próximos a desvios. O motorista tem pouco mais de 65 quilômetros de pista dupla em locais alternados para transitar.

Dnit reafirma cronograma para este ano

Apesar das críticas e dos números que não deixam dúvidas (leia no quadro ao lado), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) em Santa Catarina, João José dos Santos, afirma: o objetivo do órgão federal é de que, até o fim deste ano, praticamente toda a pavimentação estará concluída.
João José também estima que até dezembro 70% das obras de arte (como, por exemplos, os viadutos e bueiros), estarão prontas. Segundo o superintendente, algumas obras ficarão para 2010. “Até no máximo maio, junho do ano que vem. É o prazo limite para toda a obra”, confere.

A maior preocupação das autoridades e da população, no entanto, é quanto à abertura dos túneis (um no Morro do Formigão, em Tubarão, e outro no Morro dos Cavalos, em Palhoça) e da ponte de Cabeçudas, em Laguna.
Os projetos de engenharia dos três pontos já estão prontos, mas esbarram, mais uma vez, nas questões ambientais. “Os estudos ambientais estão para terminar até o início do segundo semestre. A meta é licitar as três obras ainda este ano”, afirma João José.

Continue lendo

Capivari de Baixo recebe novo ônibus escolar com acessibilidade

FOTOS PMCB Divulgação, Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos A Prefeitura de Capivari de Baixo recebeu na manhã de sexta-feira (24) mais um ônibus escolar para...

Festa do Produto Colonial reúne 12 mil pessoas e anuncia R$ 6,3 milhões em investimentos

⏱️ Tempo de leitura: 3 minutos A 30ª Festa do Produto Colonial de São Martinho reuniu mais de 12 mil visitantes neste fim de semana...

Secretaria de Educação de Garopaba participa do Seminário Estadual de Educação em Araranguá

FOTO PMG Divulgação, Notisul Tempo de leitura: 2 minutos A Secretaria de Educação e Cultura de Garopaba marcou presença, ao longo desta semana, no Seminário Estadual...

Prefeitura de Garopaba recebe visita de Brusque para conhecer o programa Garopaba +Inteligente

FOTO PMG Divulgação, Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos A Prefeitura de Garopaba recebeu, nesta semana, a visita de representantes da Administração Municipal de Brusque, interessados...

Tubarão é eliminado pelo Blumenau nas quartas de final da Copa Santa Catarina

⏱️ Tempo de leitura: 2 minutos O Tubarão se despediu da competição estadual após ser derrotado pelo Blumenau por 3 a 1, neste domingo (26),...

Escola José Vanderlei Mayer promove Semana da Arte Moderna em Imbituba

FOTOS: PMI Divulgação, Notisul  Tempo de leitura: 2 minutos Estimular a imaginação e a criatividade é o objetivo da Semana da Arte Moderna, promovida pela Escola...

Prefeitura de Tubarão e Bombeiros lançam campanha “Natal Solidário 2025 – Doe Brinquedos, Ganhe Sorrisos”

IMAGEM PMT Divulgação, Notisul  Tempo de leitura: 2 minutos A Prefeitura de Tubarão é parceira do Corpo de Bombeiros Militar na campanha “Natal Solidário 2025 –...

Novas turmas do Criciúma + Qualificação iniciam aulas gratuitas em parceria com o Senai

IMAGEM  Eduarda Salazar Divulgação, Notisul Tempo de leitura: 3 minutos O Governo de Criciúma segue ampliando as oportunidades de capacitação profissional para a comunidade. Na segunda-feira...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp