Priscila Alano
Tubarão
Os cartórios eleitorais da Amurel ampliam o horário de atendimento, a partir de hoje, para dar conta da demanda (veja quadro 1). Em todas as zonas eleitorais, foi registrado aumento no número de solicitação de novo título e transferências. O prazo encerra na próxima semana, no dia 5, quarta-feira.
A chefe da 99ª zona, de Tubarão, Maria Silvana de Lima Neves, lembra que o movimento aumentou gradativamente a partir de março. “Antes, atendíamos em torno de 20 pessoas por dia. Nas últimas semanas, as duas zonas – 99ª e 33ª – atendem em média de 150 a 200 pessoas ao dia”, relata Silvana. A expectativa é que nesta semana um número maior de pessoas procure a justiça.
Para melhorar o atendimento, estagiários foram contratados e auxiliarão nos trabalhos entre os meses de abril e novembro. Em alguns cartórios, os colaboradores já assumiram os seus postos, outros aguardam a liberação do tribunal para iniciar as atividades.
O motorista autônomo Ademir Medeiros Warmeling, natural de Grão-Pará, mora em Tubarão há 13 anos e só agora solicitou a transferência do seu título para o local de residência. “Eu mantive atividades em Grão-Pará e optei em manter meu local de votação na minha cidade natal. Porém, este ano resolvi alterar a minha sessão de votação”, relata Ademir.
Documentos necessários para o título
Carteira de identidade ou certidão de nascimento ou casamento, ou outro documento oficial em que conste a filiação, bem como a nacionalidade brasileira. Também é necessário o comprovante de quitação do serviço militar, para homens.
Documentos necessários para pedir transferência
Para solicitar a transferência do domicílio eleitoral, é necessário ter residência mínima de três meses no novo endereço. Para fazer o novo documento, o eleitor deverá apresentar um documento de identificação com e comprovante de residência atual.
