FOTOS Divulgação Notisul
Na última semana, integrantes do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade e Inovação Social do Ecossistema Local de Inovação (ELI) da região de Criciúma realizaram uma missão técnica ao Orion Parque Tecnológico, em Lages. A visita, organizada pelo Sebrae, teve como objetivo promover intercâmbio de experiências e fortalecer projetos de inovação social com foco no desenvolvimento regional sustentável.
Orion Parque apresenta soluções inovadoras com impacto social
Durante a imersão, os representantes do ELI Criciúma foram recebidos por lideranças do Orion Parque, como a coordenadora de projetos Raiane Macedo e o presidente Thiago Mazuhy Andrade. O grupo conheceu iniciativas como:
Trilha 4.0
Programas de aceleração e capacitação para startups
Projetos de impacto social com alcance regional
Três iniciativas foram destaque durante as apresentações:
Banco da Família, que oferece microcrédito orientado para inclusão financeira
Projeto Semear, voltado à agricultura familiar e educação ambiental
Pacto pela Aceleração Territorial, que articula lideranças para estratégias colaborativas
Empresas e projetos reforçam modelo de ecossistema integrado
A missão também contou com a participação da empresa NDD, referência nacional em gestão documental e automação fiscal. O diretor executivo Raphael Santana destacou como a atuação da empresa dentro do Orion contribui com inovação e impacto no mercado.
O acolhimento e a clareza na apresentação dos projetos evidenciaram a sinergia entre os objetivos do Orion e os esforços do ELI Criciúma. A missão serviu como reforço ao planejamento do ELI Summit SC 2026, que acontecerá em Criciúma.
Governança colaborativa impulsiona inovação no Sul catarinense
A visita demonstrou a força da governança colaborativa como motor do desenvolvimento regional. Composto por representantes de entidades públicas, empresas, universidades e organizações sociais, o ELI Criciúma aposta no engajamento voluntário como diferencial do projeto.
Participaram da missão nomes de peso como:
Elias Caetano (SINPLASC)
Gabriela Mariane (Bairro da Juventude)
José Carlos Virtuoso (UNESC)
Maicon Canever (ABADEUS)
Suzana Rempel (Usipe)
Representantes de entidades como Prefeitura de Criciúma, SENAC Araranguá, CRIO, entre outros
“O maior ativo do ELI está na capacidade de colaboração entre seus membros, que se envolvem voluntariamente para construir um futuro mais inovador e sustentável”, destacou o consultor do Sebrae, Celso Azevedo.