Carolina Carradore
Tubarão
Com exceção de três escolas, no restante das instituição de educação do estado na região, as aulas recomeçam hoje. Nas escolas Fábio Silva, no mesmo bairro, e Célia Coelho Cruz, no São João (ME), ambas em Tubarão, e na Osvaldo Pinto da Veiga, em Capivari de Baixo, os alunos iniciam os estudos apenas na próxima segunda-feira.
Em Tubarão, o ‘atraso’ no ano letivo é motivado pelo fim das obras nas duas escolas. Na Fábio Silva ainda falta finalizar detalhes da reforma, como instalação de ventiladores e a retirada de areia do pátio. As obras compreenderam a construção de sete novas salas de aula e a área administrativa. O investimento foi de R$ 748.491 mil. Já na Célia Coelho Cruz, alguns acabamentos ainda precisam ser feitos. A nova escola custou R$ 1.138.446 milhão.
Em Capivari de Baixo, o prédio da escola Osvaldo Pinto da Veiga teve quer ser abandonado por falta de estrutura. O local será demolido. Segundo a gerente regional de educação em Tubarão, Tereza Cristina Meneghel, três turmas iniciam as aulas hoje em um espaço na escola Tereza Martins de Brito. O restante terá que esperar a secretaria de desenvolvimento regional alugar um outro local.
“Teremos três dias para resolver esta situação”, preocupa-se a gerente. Segundo Tereza Cristina, os três dias a mais de férias para os alunos destas escolas serão recuperados durante o ano, aos sábados.

