A Campanha da Fraternidade (CF) do ano 2010 (ecumênica) tem como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” e como objetivo geral ajudar a sociedade a construir uma economia que esteja a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das igrejas cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão, conforme nos indica o próprio manual da CF.
De início, poder-se-ia perguntar o que é riqueza. As respostas serão diversas, contudo, certamente girarão quase todas em torno do dinheiro. Entretanto, pela ótica cristã, riqueza consiste nos dons, nos valores, na fé e no amor que se expressam na abnegação e em seguir fielmente os ensinamentos de Jesus Cristo (1Co 13,4-7; Fp 2,3-5). A maior riqueza para o cristão é o próprio Jesus.
A CF acontece no tempo da Quaresma, propício para recordar o maior presente de Deus para a humanidade: seu próprio filho. Tempo de conversão, como transformação interior. É um tempo que não se pode perder, pois este não volta atrás. A conversão se dá no apaixonar-se perenemente por Deus; e como o Apóstolo Paulo, proclamar que “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl 2,19-20).
A confissão, presente de maneira muito forte neste tempo é a possibilidade de reencontro com Deus. É a possibilidade também de conversão, através da acolhida, da abertura à mensagem de Jesus. Uma pessoa que não acolhe Jesus vive “azeda”.
Diante disso ainda, um questionamento: justifica-se a mudança de vida, a conversão?
Pois bem, Deus não recompensa em níveis humanos. Toda recompensa divina ultrapassa incomensuravelmente a imanência, de modo que todo cristão, em atitude de fé, deve aventurar-se em “assinar um cheque em branco” para que Deus, através da igreja, através dos irmãos batizados, preencha conforme mais lhe aprouver. A vida eterna junto de Deus já é a grande recompensa transcendental que cada cristão, deve almejar.
Faça deste “retiro” que é a Quaresma um “balanço” de sua vida, perguntando-se sobre qual riqueza você busca, qual riqueza você cultiva e qual seu esforço para estar a cada dia mais perto de Deus? Tenha uma boa preparação para Santa Páscoa do Senhor.

