Quem visita São Joaquim em busca da neve, da geada ou do charme da cidade mais fria de Santa Catarina precisa saber que o frio é lindo, mas também perigoso. Para garantir a segurança de moradores e visitantes, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atua com foco na prevenção e no atendimento emergencial durante o inverno.
A cidade, localizada na Serra Catarinense, atrai milhares de turistas nesta época do ano, mas o frio intenso traz riscos invisíveis que podem transformar um passeio em tragédia.
“A gente vê o frio como uma beleza natural, mas é preciso muito cuidado. Pistas congeladas, uso inadequado de aquecedores e fogões a lenha são os principais causadores de acidentes nessa época”, explica o soldado elder Vieira, do Corpo de Bombeiros.
Soldado Elder Vieira CBMSC Reprodução Notisul
Entre os principais alertas estão o risco nas estradas – principalmente em locais como o Snow Valley, onde as pistas congelam com frequência. “O gelo muitas vezes é invisível. Dirigir devagar e evitar sair em dias de frio extremo é essencial”, orienta Elder. Em situações mais críticas, as autoridades aplicam sal nas vias, mas isso nem sempre é suficiente, e pode ser necessária a interdição.
Outro foco de atenção é dentro de casa. Nesta época do ano, os incêndios residenciais costumam aumentar por causa do uso de fogões a lenha sem manutenção, lareiras mal instaladas ou aquecedores elétricos ligados de forma inadequada.
“É fundamental limpar os canos dos fogões, manter distância de móveis e nunca usar álcool como acendedor. Os aquecedores devem ser ligados direto na tomada, com disjuntor compatível e longe de tecidos”, reforça o bombeiro.
Além dos bombeiros militares, a cidade conta com apoio dos bombeiros comunitários – voluntários treinados que atuam em regime de ressarcimento. Segundo Elder, eles já são parte essencial do cotidiano do quartel e há turmas em formação para manter esse reforço constante.
O trabalho dos bombeiros vai além das emergências. A atuação também é preventiva e de conscientização. Em São Joaquim, onde as pessoas muitas vezes acumulam diferentes empregos para enfrentar o inverno, a presença dos bombeiros é uma referência de segurança constante.
Para os turistas, o recado é direto: curta o inverno de forma segura. São Joaquim é um destino inesquecível, desde que seja aproveitado com responsabilidade. Em caso de emergência, ligue para 193.
O Estúdio de Inverno é veiculado por: UNITVSC, Rádio Massa FM Tubarão, Rádio Jovem Pan Tubarão, Portal Notisul, Portal Litoral Sul Criciúma, Donna da Notícia e Portal UNITV.
FOTOS Leo Munhoz /SECOM Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
O governador Jorginho Mello foi um dos agraciados com a Comenda Municipal do Mérito Willy...
FOTO Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
A CERTI, por meio do Instituto CERTI Amazônia, foi uma das grandes vencedoras do New Commons Challenge 2025,...
FOTO Acervo Pessoal Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
O Brasil caminha para um mercado de trabalho cada vez mais diverso em idades. Segundo dados...
FOTO Lucas Sabino PMBR Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Balneário Rincão, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou a aquisição de...
FOTO José Cruz Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
A menos de um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, muitos estudantes enfrentam...
FOTOS Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
O 21º Campeonato de Surf do Bananinha promete movimentar a praia do Porto, em Imbituba, neste domingo (19)....
FOTOS Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
O cantor Amado Batista promete uma noite de nostalgia e emoção em Criciúma. O artista se apresenta no...
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao clicar em ACEITO você concorda com a utilização de cookiesOk