FOTO SEBRAE Reprodução Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
De 27 a 31 de outubro, três empresas do Sul de Santa Catarina estarão em Santiago, no Chile, participando da Rodada de Negócios Internacional, um dos principais eventos voltados à internacionalização de micro e pequenas empresas (MPEs) catarinenses.
A missão técnica, organizada pelo Sebrae/SC, conecta os setores de moda e móveis a compradores chilenos e instituições parceiras, ampliando oportunidades de negócios, exportação e parcerias estratégicas.
Negócios, aprendizado e integração
Além da rodada de negociações, a programação inclui visitas técnicas a empresas e instituições locais, permitindo que os empreendedores compreendam as dinâmicas comerciais do Chile e os acordos econômicos regionais.
A iniciativa visa fortalecer a presença internacional de empresas catarinenses, diversificar a base de clientes e gerar faturamento em moeda estrangeira, ampliando a competitividade global da região Sul.
O gestor de Internacionalização do Sebrae/SC, Gabriel Marchetti, explica que a missão é também uma resposta aos efeitos do “Tarifaço” dos Estados Unidos, que impactou setores exportadores.
“Identificamos que os segmentos de confecções e móveis de madeira foram os mais afetados. Por isso, selecionamos dez empresas para a missão, sendo três do Sul: Montri Indústria de Móveis, Vida Marinha e Midrê”, destaca.
Seleção criteriosa e foco na qualificação
Das 60 empresas inscritas, apenas 10 foram selecionadas para integrar a comitiva, com base em critérios como participação no Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), presença digital em idioma estrangeiro, adequação de preços ao mercado chileno e relação prévia com o Sebrae/SC.
“Quem participa do PEIEX recebe capacitação e consultorias gratuitas para compreender todas as etapas do processo de exportação. Depois, o Sebrae acompanha a execução do plano e oferece suporte contínuo”, explica Marchetti.
Além de abrir mercados, a missão fortalece o relacionamento com embaixadas, câmaras de comércio e instituições como o Sercotec (Servicio de Cooperación Técnica), no Chile.
“Trazer recursos estrangeiros para o Brasil e ampliar a competitividade regional é um dos objetivos centrais dessa ação”, reforça.
Próximos destinos e acompanhamento
Seguindo o calendário de internacionalização, o Sebrae/SC já prepara a próxima missão, voltada ao setor moveleiro, de 9 a 12 de novembro, na Argentina.
Após cada viagem, as empresas participantes recebem acompanhamento técnico por no mínimo seis meses, para garantir que as negociações se convertam em contratos e exportações efetivas.
O gerente Regional Sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze, destaca que o impacto vai além da geração de vendas:
“Essas experiências preparam as empresas para competir globalmente. Elas aprendem sobre mercado, logística e cultura de negócios, o que fortalece o ecossistema empresarial catarinense”, afirma.
Programa PEIEX: o primeiro passo para exportar
Empresas interessadas em iniciar o processo de exportação podem se inscrever no Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que oferece consultoria gratuita e individualizada sobre estratégias de internacionalização.
Inscrições: https://sebrae.sc/peiex

