Tempo de leitura: 3 minutos
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, número semelhante ao do ano passado (26,6%) e inferior ao de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam inscritos para participar da avaliação em todo o país.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o exame ocorreu sem incidentes graves, embora 3.240 participantes tenham sido eliminados por diferentes irregularidades, como descumprimento das orientações dos fiscais, uso de materiais impressos, saída do assento em horário indevido, porte de equipamentos eletrônicos e retirada antecipada do caderno de questões.
Gabarito oficial sai na quinta-feira (13)
O ministro informou que o gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na quinta-feira (13). As provas foram aplicadas em 1.805 municípios, com o envolvimento de mais de 300 mil pessoas no apoio logístico e de segurança.
O exame deste domingo contou com 90 questões objetivas, abrangendo as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — incluindo português, literatura, inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação — e Ciências Humanas, com conteúdos de história, geografia, filosofia e sociologia.
Redação abordou envelhecimento na sociedade brasileira
O tema da redação deste ano foi “as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, que, segundo o ministro, “estimula a reflexão sobre um tema atual e de grande relevância social”.
O segundo dia de provas acontece no domingo (16 de novembro), com questões de Ciências da Natureza e Matemática.
Enem segue como principal via para o ensino superior
O Enem continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas obtidas podem ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas, e também em programas federais como o Prouni e o Fies, voltados para bolsas e financiamentos em instituições particulares.

