Rafael Andrade
Tubarão
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria aplicado em todo o país neste fim de semana, a mais de quatro milhões de estudantes das cinco regiões da federação, foi cancelado pelo Ministério de Educação.
O ministro Fernando Haddad decidiu pelo cancelamento da prova após receber denúncia de que o conteúdo da prova teria vazado. No entanto, a dica era para que os alunos não diminuíssem o ritmo de estudo e continuassem concentrados para as próximas provas.
A orientadora educacional da Escola Jovem, Sandra Regina Medeiros, avalia o cancelamento da prova. “Mesmo com todo esse problema, os alunos vão continuar com os ‘aulões’. Com o adiamento da prova, nossos estudantes terão mais tempo para se dedicar aos livros e, assim, completar a preparação para conseguir o cartão verde para ingresso no ensino superior”, analisa Sandra.
Em Tubarão, milhares de alunos estavam inscritos para o Enem 2009. No Colégio Dehon, por exemplo, estão inscritos 77 alunos. Na Escola Jovem, que apontou o aluno com a melhor nota da região da Amurel na última edição do Enem, 80% dos mais de 300 alunos do terceiro ano do ensino médio – em torno de 235 alunos – fizeram a inscrição para a prova.
Todos os quatro milhões de estudantes de todo o Brasil que participariam da prova não precisam realizar nova inscrição. O conteúdo da avaliação do Enem 2009 será totalmente modificado e uma nova data será marcada, em aproximadamente 45 dias.