sábado, 26 julho , 2025

Entrevista – Zé Milton Schaefer, Deputado Estadual – Progressistas

“Nosso Código Ambiental trouxe segurança jurídica para o pequeno produtor ”

 

 

O deputado estadual do Progressistas, Milton Schaefer, é responsável pelo projeto do novo Código Ambiental no Estado, que trouxe segurança jurídica e olhou pelas especificidades de Santa Catarina. Agora, o PL está sendo contestado em Brasília. O parlamentar solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), para atuar pessoalmente como “amicus curiae” no processo, já que entende como seu dever defender o que é de Santa Catarina até as últimas instâncias.

Schaefer conversou com a Coluna sobre este e outros projetos políticos. Confira:

 

Pelo EstadoDeputado, o senhor tem uma trajetória consolidada no Parlamento catarinense, com forte atuação no Sul do Estado. Quais marcas o senhor destaca dessa caminhada?

Zé Milton Schaefer – São quinze anos de mandato dedicados a ouvir a população, defender as pautas do Sul e garantir resultados concretos para toda Santa Catarina. Sempre atuei com muito diálogo, seja no campo, nas cidades ou nos hospitais. A bandeira que sempre me moveu é a do municipalismo: fazer com que o Estado chegue na ponta, onde as pessoas vivem. Acredito numa política com presença, pés no chão e entrega, longe de discursos fáceis e polarizações em troca de curtidas.

 

Pelo EstadoO senhor tem forte identificação com o agronegócio e o cooperativismo. Como avalia o momento atual desses setores?

Zé Milton – O agro catarinense é sinônimo de superação. Santa Catarina tem apenas 1,1% do território nacional, mas lidera a produção de suínos, maçã, cebola e leite. Isso só é possível porque temos pequenos produtores organizados, com apoio das cooperativas e  assistência técnica qualificada, como a EPAGRI e CIDASC, que fazem um ótimo trabalho. Tenho orgulho de ser um defensor do cooperativismo, que é um modelo que distribui riqueza e valoriza a comunidade. Precisamos garantir políticas públicas que fortaleçam ainda mais esse modelo.

 

Pelo Estado O senhor foi autor de diversas emendas em prol da saúde, especialmente dos hospitais filantrópicos. Quais os próximos passos?

Zé Milton – A saúde é prioridade. Defendo há anos uma pauta que finalmente começa a avançar: a revisão da tabela SUS. Hoje, hospitais filantrópicos, que atendem 70% dos catarinenses, recebem valores defasados, o que coloca em risco sua manutenção. Apresentei emendas e faço cobranças diretas ao governo estadual e federal para essa correção. Nosso trabalho já resultou de forma muito concreta no Fundo de apoio aos hospitais e na Política Hospitalar Catarinense. E não vamos parar. Saúde não pode ser uma corrida de obstáculos. Precisa ser uma rede de cuidado.

 

Pelo EstadoEm Brasília, o Código Ambiental de Santa Catarina está sendo questionado pelo Ministério Público Federal no STF. Qual é a sua posição sobre isso?

Zé Milton – Fui um dos deputados que construiu o novo Código Ambiental, aprovado aqui na Alesc com ampla participação social, que vem trazer justiça para o campo e para a cidade. Esse código trouxe segurança jurídica para o pequeno produtor, respeitou o meio ambiente e garantiu desenvolvimento sustentável. O nosso código foi um exemplo para todo o Brasil, com equilíbrio ambiental e respeito às particularidades regionais do nosso estado. Mas o Ministério Público Federal está contestando o nosso Código Ambiental Catarinense no Superior Tribunal Federal, especialmente no que tange os campos de altitude. E agora, o que está em jogo no STF, mais do que um artigo que pode prejudicar muito nossos produtores, se for derrubado, é a autonomia dos estados. O que queremos é equilíbrio. Estou solicitando ao STF, para que eu possa atuar pessoalmente como amicus curiae nesse processo. Vamos defender o que é de Santa Catarina, ao lado da Procuradoria-Geral do Estado e das entidades do agro. Não podemos aceitar que resoluções e mapas substituam leis legitimamente aprovadas.

 

Pelo EstadoO Sul do Estado sempre foi uma das suas maiores bandeiras. Quais as prioridades para a região nos próximos anos?

Zé Milton – O Sul tem potencial extraordinário. Nosso litoral precisa de investimentos em infraestrutura e turismo. Lutei para garantir obras como a SC-447, a ciclovia entre Araranguá e Arroio do Silva e melhorias na SC-285, em Timbé do Sul. Estamos preparados para receber mais turistas, gerar emprego e desenvolver. Mas precisamos de mais. Defendo também a ampliação da conectividade rural e urbana, acesso à tecnologia e investimentos em saneamento. Turismo e agro caminham juntos quando o Estado faz sua parte.

 

Pelo EstadoO senhor é conhecido como um dos deputados que mais viaja pelo estado, mas está na base. Por que isso é tão importante para o senhor?

Zé Milton – A política precisa de menos gabinete e mais estrada. O que me guia é a escuta. Eu acredito que o mandato é uma extensão da sociedade e não um título de privilégio. Por isso, estou sempre nos bairros, nas comunidades rurais, nos eventos das cooperativas, nos hospitais. É assim que construímos mandatos com resultado. Com presença, parceria e responsabilidade.

 

Pelo EstadoPara encerrar, qual é a mensagem que o senhor deixa para os catarinenses que acompanham seu trabalho?

Zé Milton – Quero dizer que sigo com a mesma vontade de trabalhar pelas pessoas que estava no meu primeiro dia de mandato de prefeito lá de Sombrio. A política é um instrumento de transformação, quando usada com ética, técnica e coração. Continuarei lutando pelas causas que acredito: o fortalecimento dos municípios, a valorização agricultores e das cooperativas, a saúde como prioridade número um e o cuidado com quem mais precisa, especialmente as pessoas com síndrome de Down e as APAEs. Santa Catarina é grande porque é feita de gente que acredita e trabalha. E é por essa gente que eu sigo em frente.

 

Continue lendo

Cinco sinais que seu coração pode estar dando e você ignora

Especialista alerta para sintomas precoces que podem indicar problemas cardíacos graves e destaca importância do diagnóstico precoce Atenção aos sinais pode salvar vidas, diz cardiologista O...

Previsão do Tempo: Sábado em Tubarão será de muitas nuvens e clima ameno

Com mínima de 13°C e máxima de 24°C, o sábado será marcado por céu nublado e tempo instável durante todo o dia em Tubarão Céu...

Horóscopo de 26/07: dia de atenção aos detalhes e foco pessoal

Sábado traz energia de reflexão e ajustes internos. Veja o que os astros reservam para cada signo. Energia do dia: desacelere e foque no essencial Neste...

Serra Catarinense no Inverno: experiências que aquecem a alma

FOTO Divulgação Notisul Entre trilhas congeladas, fondue à beira da lareira e o nascer do sol na Serra do Rio do Rastro, Inverno na Serra...

6 dicas para escolher o fornecedor ideal de vale alimentação para sua empresa

FOTO Abrasel Reprodução Imagine uma empresa onde os colaboradores se sentem valorizados, com benefícios que facilitam o dia a dia e promovem bem-estar, contribuindo para...

Reunião do Conselho Arbitral define rumos do Regional 2025 da LTF

Representantes de 14 clubes participaram ou solicitaram ingresso no encontro na sede da LTF, na noite desta quinta-feira (24). Federação debateu formato, datas e...

Férias de inverno: veja o que fazer e dicas de destinos para curtir o frio com saúde

Com a chegada das férias escolares de julho, muitas famílias já se organizam para aproveitar o inverno. Seja em casa ou na estrada, o...

Índia deve se tornar a terceira maior economia do mundo até 2028

A Índia caminha para se consolidar como a terceira maior economia do planeta até 2028, ultrapassando Alemanha e Japão, de acordo com projeções do...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp