FOTO PMT Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
A equipe de Pesquisas em Regulação de Saúde de Tubarão participou, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, do 14º Congresso de Saúde Coletiva, realizado em Brasília/DF pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), um dos maiores eventos científicos da área no país.
Com o tema “Democracia, Equidade e Justiça Climática: saúde e os enfrentamentos dos desafios do século 21”, o congresso reuniu pesquisadores, gestores, profissionais e estudantes, com apresentação de trabalhos distribuídos em diversos eixos temáticos.
Tubarão tem dois trabalhos aprovados, incluindo comunicação oral
Segundo a gerente da equipe, Patrícia Marcon, Tubarão teve dois trabalhos aprovados pela comissão científica:
1 pôster eletrônico,
1 comunicação oral curta.
Ambos abordam a análise da taxa de absenteísmo em consultas da rede pública e a influência do tempo de espera nesses indicadores, tema estratégico para melhorar o planejamento e a eficiência dos serviços de saúde.
As pesquisas foram inscritas no Eixo 23 – Planejamento, Gestão e Avaliação na Saúde, voltado a debates sobre governança, arranjos regionais e desafios do financiamento público.
Absenteísmo como desafio para o sistema público
Patrícia destaca que compreender a ausência não programada em consultas é essencial para aprimorar a regulação e o atendimento:
“Quantificar e, sobretudo, compreender os fatores que ampliam o fenômeno do absenteísmo é fundamental para identificar gargalos do sistema e garantir um cuidado integral e longitudinal à população”, afirma.
Os estudos apresentados analisam dados de serviços regulados em Tubarão e auxiliam na tomada de decisão sobre fluxos, gestão de agendas e reorganização das ofertas assistenciais.

