
Jailson Vieira
Tubarão
Os atletas da Academia Impacto de Tubarão participarão, neste sábado, da primeira etapa do Campeonato Estadual de Karatê, em Blumenau com a presença de profissionais do estado. A competição é promovida pela Federação Catarinense da modalidade.
Para o técnico e atleta Fabricio de Souza, a competição terá um bom nível e a equipe da Cidade Azul está pronta para mais este desafio. “Vamos com um grupo de 18 karatecas graduados. Esperamos sair de lá com um bom número de medalhas e classificados para o ranking do próximo ano. Os três melhores disputarão o evento nacional”, ressalta Fabricio.
As competições são dividas em duas modalidades: kumite e kata. São os ‘dois lados da moeda’, pois kata é uma série organizada de técnicas defensivas e também ofensivas, executadas em uma sequência, porém, não existe oponente real, mas mental. Já o kumite é a luta real, onde os adversários atacam e defendem-se, buscando marcar pontos.
Para Fabricio, a graduação no karatê é importante para indicar o nível de experiência dos praticantes, e é vista como hierarquia pelos atletas.
“Tivemos, em Tubarão, no mês passado, a categoria ‘B’, a qual há iniciantes até a faixa verde, mas agora os profissionais acima da faixa verde poderão participar do Estadual. A idade para a competição é entre 10 a 35 anos. Com isso, estará no evento o meu filho, a minha esposa e eu. Será uma competição em família praticamente”, comemora Fabricio.