Tubarão
A escola mais antiga de Tubarão completou esta semana 95 anos. O primeiro dia de aulado Hercílio Luz foi em 2 de julho de 1920, com grande comemoração e festividade. Era a escola pública mais central da Cidade Azul. Durante todo este ano, várias comemorações são realizadas. Nesta sexta-feira, ocorreu um café colonial com a presença de alunos, pais, professores, colaboradores atuais e que já passaram pela escola.
Sob a direção de Frederico Koenig Bresciani, a instituição possui 297 estudantes e 42 colaboradores – entre funcionários e professores. O diferencial está no ensino integral, pois o aluno fica na escola o dia inteiro, conta com refeições e atividades extras, como aulas de dança, violão, reforço escolar, leitura e esportes.
Conforme o historiador José Freitas Júnior, em 26 de setembro de 1917 a prefeitura de Tubarão adquiriu, por compra, vasta área de terreno na região central do município para a construção do estabelecimento de ensino.
Segundo registros do historiador Amadio Vettoretti, estudaram na escola homens e mulheres ilustres de Tubarão. Também foi o berço da Escola Técnica do Comércio, a qual criou o Instituto Municipal de Ensino Superior (Imes), depois a Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (Fessc) e findou com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). O prédio ainda não foi tombado.