A Prefeitura de Gravatal iniciou, na sexta-feira (16), uma força-tarefa para captura de escorpiões-amarelos após o aumento significativo de registros da espécie no município. A ação, coordenada pela Vigilância em Saúde, resultou na captura de 15 exemplares — entre adultos e filhotes — e elevou para 59 o total de escorpiões-amarelos registrados em janeiro de 2026.
As atividades se concentram principalmente no bairro Termas, área previamente mapeada como crítica para a presença do Tityus serrulatus, espécie considerada a mais venenosa da América do Sul.
Varreduras e limpeza em áreas de risco
A força-tarefa envolve um trabalho integrado das secretarias municipais de Saúde, Agricultura e Infraestrutura. As equipes realizam varreduras diurnas e noturnas, além de ações de limpeza e manutenção de locais favoráveis à proliferação do animal.
Logo no início da operação, por volta das 10h, um escorpião foi localizado durante a varredura. No período noturno, foram capturados quatro escorpiões adultos e dez filhotes, totalizando os 15 exemplares recolhidos.
Os trabalhos ocorreram na Rua José de Oliveira Martins, onde houve a limpeza de um terreno e de um pasto, com retirada de entulhos e materiais de construção. Um dos escorpiões foi encontrado próximo a uma residência situada dentro do terreno.
Ações serão ampliadas para outras ruas
De acordo com a agente de endemias Simone Isidoro, as ações de controle serão ampliadas para as ruas Bruno Scremin e Tito de Oliveira, que também apresentam grande número de registros.
“As varreduras vão se estender durante esta semana e nas próximas, sendo realizadas duas vezes por semana, conforme as condições climáticas”, explicou.
Histórico mostra aumento expressivo em 2026
O crescimento no número de ocorrências chama a atenção. No dia 12 de janeiro, outra ação resultou na captura de 14 escorpiões-amarelos. Na semana anterior, haviam sido encontrados 30 exemplares, totalizando cerca de 44 animais no início de 2026.
Em comparação, ao longo de todo o ano de 2025, entre janeiro e dezembro, Gravatal registrou 45 ocorrências da espécie. Apesar do aumento expressivo neste ano, não houve registro de acidentes com escorpiões em 2026, segundo a Vigilância em Saúde.
Orientações à população
A Vigilância em Saúde reforça medidas preventivas para reduzir o risco de aparecimento do escorpião-amarelo:
Telar ralos e vedar frestas em portas e paredes
Evitar acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção
Manter a grama aparada e quintais limpos
Reduzir a presença de insetos, principal alimento do escorpião
Agitar roupas e calçados antes do uso
Usar luvas e calçados ao mexer no jardim
Não deixar roupas no chão
Nunca tocar no animal
Em caso de identificação de escorpião, a orientação é acionar imediatamente a Vigilância em Saúde pelo telefone (48) 3642-2844.

