
Laguna
Os trabalhos para a implantação da Estação de Tratamento de Afluentes (ETA) do Porto Pesqueiro de Laguna estão terminados. A estrutura está em pleno funcionamento e já reflete na economia do empreendimento. A água, recolhida dos lençóis freáticos, foi comprovada como boa para uso potável.
Isto, aliado ao tratamento adequado, gera economia para o porto sem que haja perda na qualidade dos serviços prestados no terminal. A água é utilizada nos processos de fabricação do gelo, lavação do pescado recolhido dos barcos e nas torres de resfriamento.
A primeira análise do líquido após o funcionamento da ETA, foi realizada nesta semana. Segundo o engenheiro químico Sérgio Hilsenderger, as impurezas contidas na água, antes da implantação da estação de tratamento, apresentavam baixa concentração de cálcio, magnésio e cloreto e alto teor de ferro.
O investimento garantiu que tudo fique dentro do exigido pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional das Águas (ANA). Todo o processo de tratamento continuará a ser acompanhado por pessoal técnico, além de trabalhadores capacitados para a operação no sistema de abastecimento.
O reservatório tem capacidade para armazenar 150 mil litros de água. A torre onde estão as caixas de armazenamento possue 43 metros de altura. Hoje, todo o Porto Pesqueiro consome, mensalmente, 750 mil litros de água.