Capivari de Baixo
Com uma rica sonoridade baseada em instrumentos de cordas, apresenta-se hoje no Parque Ambiental da Tractebel, em Capivari de Baixo, o grupo Trama Trio. O estilo percussivo e rítmico de cada músico passeia pelos mais variados ritmos brasileiros e sul-americanos, e preenche lacunas e funções dos instrumentos de percussão tradicionais. A entrada é gratuita, com início às 20 horas, e faz parte do projeto ‘5ª de Cultura’ do Sesc.
Trama Trio é um grupo instrumental autoral formado pelos músicos catarinenses Gabriel Vieira (violino), Rafael Calegari (contrabaixo) e Pedro Loch (violão). As composições e interpretações seguem referências de diversas esferas da música brasileira, como o violino popular, os ritmos tradicionais do sul, além de fortes influências do samba, choro, baião e maracatu.
A formação acadêmica em música de seus integrantes possibilita uma união entre os ritmos e tradições da música popular com o conhecimento e a erudição em harmonia, arranjo e composição. O mergulho nessas diferentes esferas da música torna possível um trabalho de caráter intimista, que explora ritmos e dinâmicas, unindo o simples ao rebuscado, o popular ao acadêmico.
Conforme Rafael, hoje serão apresentadas as composições do disco ‘Mergulho’ e novas músicas que farão parte do segundo trabalho do trio. “Nosso primeiro disco foi um projeto contemplado pelo edital Elisabete Anderle, concebido pela Fundação Catarinense de Cultura. O registro foi feito ao vivo, o grupo buscou a imersão para executar o trabalho, mergulhando nos ares da serra catarinense por dez dias”, destaca.

