Tubarão
Criado a partir do Decreto nº 8373/2014, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) será obrigatório às empresas. Empregadores terão que comunicar ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o Fundo de Garantia pro Tempo de Serviço (FGTS) a partir de 1° de janeiro de 2018.
Para esclarecer as dúvidas com relação ao assunto, no próximo dia 23, a Associação Empresarial de Tubarão (Acit) e parceiros trarão à região as maiores autoridades do governo Federal em e-Social para participar do Fórum Sul Catarinense de e-Social, no Parque Ambiental Encantos do Sul, em Capivari de Baixo.
Uma das palestrantes será a advogada Tânia Gurgel. Sócia da TAF Consultoria, ela coordena a comissão de SPED e NF-e pela OAB/SP, é membro da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT), da Associação Brasileira de Advocacia Tributária (ABAT), da Associação Paulista de Estudos Tributários (APET) e Autora do Livro “e-Social, você e sua empresa estão preparados?”.
A programação
Os palestrantes
Outro palestrante de peso será o advogado, contador e auditor fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Antônio Araújo, falando sobre Eventos do e-Social e os Impactos da Reforma Trabalhista. Integrante do Grupo do Trabalho do e-Social no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego, é coautor do Livro “Tudo sobre o novo empregado doméstico e o eSocial”. A programação segue com a palestra do advogado, professor universitário e analista de Políticas Sociais do Ministério da Fazenda (INSS), Orion Oliveira, que esclarecerá a relação da Saúde e Segurança do Trabalho e o e-Social. Marcelo Lau também será um dos palestrantes do Fórum, abordando a Segurança dos Arquivos Digitais. Engenheiro e diretor executivo da Data Security, com especialização em Administração pela FGV e especialização em Comunicação e Arte pelo SENAC-SP, Lau é Mestre em Ciência Forense pela POLI/USP, atuando por mais de 12 anos em bancos brasileiros em Segurança da Informação e Prevenção à Fraude. Ainda na programação, o administrador de empresas, Yuri Ramos, falará sobre os desafios da implantação do eSocial nas Organizações.