Início Saúde Eventos ganham protagonismo como aliados da saúde mental em SC

Eventos ganham protagonismo como aliados da saúde mental em SC

FOTOS Divulgação Notisul

Convívio social, música e diversão são cada vez mais valorizados como formas de autocuidado e equilíbrio emocional

De Joinville a Florianópolis, passando por cidades do interior, uma nova consciência está se espalhando: se divertir também é cuidar da mente. Em tempos em que o bem-estar emocional se tornou pauta diária, eventos culturais, sociais e corporativos estão sendo redescobertos não apenas como lazer, mas como ferramentas legítimas de promoção da saúde mental.

A casa de eventos Farma Hill, localizada em Araquari, no Norte de Santa Catarina, é um exemplo de espaço que abraçou essa proposta. A sócia-proprietária Karina Boaretto relata como, após a pandemia, os eventos passaram a ser vistos como reencontros com a vida. “Mais do que nunca, sentimos falta de abraços, de rir junto, de dançar com os outros”, destaca.

Alegria compartilhada ativa o cérebro e fortalece vínculos

Segundo especialistas em saúde mental, participar de eventos ativa circuitos cerebrais de recompensa, liberando dopamina e serotonina, os chamados hormônios da felicidade. Música ao vivo, dança, encontros sociais e até o contato com a natureza são estímulos positivos que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

Esses momentos proporcionam:

  • Aumento da autoestima e do senso de pertencimento
  • Fortalecimento de laços afetivos e sociais
  • Estímulo cognitivo, especialmente em idosos
  • Oportunidade de networking e relaxamento, no caso de eventos corporativos

Diversão é para todas as idades e contextos

Karina enfatiza que a diversão é universal. “A Farma Hill foi pensada para acolher desde festas universitárias até eventos corporativos e familiares. Nosso objetivo é criar experiências significativas que contribuam para a saúde emocional”, diz. Ela lembra com carinho do evento da UNICREDI que transformou o estacionamento em um parque, com direito a tobogã gigante — e adultos se divertindo como crianças.

Organização de eventos agora também pensa no bem-estar emocional

Organizadores têm compreendido a responsabilidade emocional envolvida na criação de experiências. Desde a escolha das atrações até a ambientação e os detalhes de iluminação, tudo é planejado para transmitir acolhimento, alegria e conforto.

Os eventos, hoje, são vistos como espaços de expressão emocional e identidade, capazes de criar memórias afetivas e fortalecer a saúde mental. “Evento é remédio para a alma”, resume Karina.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile