sexta-feira, 17 outubro , 2025

Fake news: uma ameaça dissimulada às democracias modernas?

Compreender verdadeiramente como a IA e os vídeos profundamente falsos estão perturbando a forma como as pessoas decidem sobre os candidatos políticos e os eventos atuais é uma questão premente. Uma rápida pesquisa no Google revelará milhares de manchetes e histórias inflamadas, cada uma motivada por desinformação proposital. Aparentemente, todos os países enfrentam este problema global, e é um problema que só tende a piorar à medida em que a tecnologia ultrapassa continuamente a legislação. Vamos nos aprofundar para compreender a verdadeira extensão global do problema.

Suporte online artificialmente inflado para o EACOP

Uma investigação recente revelou que uma campanha profundamente falsa, impulsionada por centenas de contas falsas nas redes sociais, estava exercendo pressão contra ativistas climáticos. O que parecia ser um aumento no apoio no terreno a um novo gasoduto acabou por ser nada mais do que uma miragem. Esta foi uma campanha utilizada para tentar mostrar níveis crescentes de apoio ao que foi visto como uma política amplamente impopular pelo partido no poder. É difícil quantificar a forma como as chamadas opiniões destas contas falsas podem ter influenciado pessoas reais que estavam indecisas.

A política sul-africana está sendo continuamente perturbada

Outro relato de campanhas políticas profundamente falsas vem da África do Sul – um país há muito visto como um dos mais democraticamente estáveis da região. Imagens de vídeo de políticos fazendo afirmações bizarras e ofensivas foram amplamente divulgadas no Whatsapp e nas redes sociais. Isto não só marginalizou os argumentos reais que os políticos estavam a apresentar, mas também gerou níveis mais elevados de descontentamento nas câmaras de eco online.

O que é preocupante para o estado do discurso político no país é que a maioria dos entrevistados disse estar achando cada vez mais difícil detectar conteúdo profundamente falso. Isto se torna uma preocupação ainda mais premente quando os feeds das redes sociais são projetados para nos mostrar mais daquilo que gostamos e com o que concordamos, mesmo que isso nem tenha acontecido.

Os políticos mexicanos estão a ser alvos ativos

Uma gravação de áudio supostamente feita pelo prefeito da Cidade do México parecia mostrar uma machadinha política sendo montada. As alegações de que o rival iria sofrer nas mãos do prefeito eram chocantes, preocupantes… mas, mais uma vez, não se baseavam nem um pouco na realidade.

O problema aqui é que a lama gruda, e isso significa que milhões de pessoas terão associado o bom nome do prefeito a táticas dissimuladas. Mesmo depois de ter sido demonstrado que era uma falsificação de IA muito pobre, ainda existem centenas de milhares de comentários online que nunca irão desaparecer. Isto rapidamente nos leva ao perigoso território de descrer de tudo com que não concordamos, mesmo quando há provas contundentes de que isso é verdade. Quando dois lados não conseguem sequer chegar a acordo sobre os factos fundamentais, não há forma de se unirem e conseguirem que as coisas sejam feitas para um bem maior.

Candidatos presidenciais estão sendo difamados

Ainda no México e veremos o caso de Claudia Sheinbaum (com mais de um milhão de seguidores no instagram) e o esquema de venda em pirâmide que nunca existiu. O vídeo dela implorando por dinheiro à população do país com promessas de enormes retornos financeiros anos no futuro logo se tornou viral. Era um esquema clássico de pirâmide em que você só ganha dinheiro retirando depósitos de futuros investidores. Poderia a nação realmente votar em uma mulher que pensava que um abuso de poder tão descarado era aceitável? Eles não precisavam… mais uma vez, isso nunca aconteceu.

Mas mais uma vez houve o problema de que a lama nunca foi totalmente removida. Ainda existem aqueles eleitores radicais que acreditam que ela fez isso, nunca confiarão nela e continuarão a existir dentro de câmaras de eco tóxicas. Este é um exemplo clássico de como a desinformação pode ter um impacto a longo prazo na erosão da democracia num país.

O Reino Unido foi recentemente vítima de uma farsa falsa e profunda

Um áudio de IA do prefeito de Londres reeleito para um terceiro mandato (um muçulmano praticante) depreciando o Remembrance Weekend e os soldados caídos do Reino Unido se tornou viral. Conteúdo profundamente falso do mesmo prefeito, mais tarde parecendo ser firmemente pró-Palestina e anti-semita, logo se seguiria. Em ambos os casos foi demonstrado que a origem do conteúdo eram grupos clandestinos de extrema direita. Mais uma vez, a impressão negativa de que estas pinturas de uma figura política pública nunca irão desaparecer completamente.

Londres é uma cidade que se encontra atualmente num estado de transição e agitação, com o aumento dos preços e a redução das oportunidades de emprego aumentando a tensão. É em momentos como estes que aqueles que estão em ambos os extremos do espectro político procuram dividir e culpar. O conteúdo profundamente falso é uma ferramenta excepcionalmente poderosa porque todos fomos condicionados a confiar no que vemos com nossos próprios olhos. Agora pensamos que assistir a um vídeo é o mesmo que ver algo pessoalmente, mas infelizmente isso não é mais o caso.

O que vai acontecer?

A erosão da confiança é o problema mais premente que as empresas, marcas e instituições políticas enfrentam neste momento. Se um político pode ser editado por uma IA profundamente falsa para dizer algo inflamatório, como você pode confiar nele? Se você joga jogos de cassino online apenas para descobrir que o anúncio que leva você lá é totalmente falso, por que você voltaria? E se você comprou um produto on-line apenas para ver que faltava metade dos recursos depois de vê-lo com seus próprios olhos, por que confiaria na marca novamente? Você não faria isso, e ninguém em sã consciência discordaria de você nesse caso.

Continue lendo

Por que seu filho pode ter alergia ao leite mesmo com exames negativos

FOTO Freepik Reprodução Notisul A alimentação infantil nos primeiros anos de vida exige atenção cuidadosa, principalmente quando surgem sintomas recorrentes após a ingestão de certos...

Entrevista – Giovani Lima, advogado candidato ao Quinto Constitucional

“Os desafios da advocacia são constantes e permeiam questões que abrangem toda a sociedade”  Candidato à vaga de desembargador pelo 5o Constitucional, Giovani de Lima,...

Governo de SC premiará 85 escolas estaduais com melhor desempenho no Ideb

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), vai premiar 85 escolas estaduais que apresentarem o melhor desempenho...

Gaeco deflagra operação contra venda de remédios abortivos pela internet em Santa Catarina

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou, nesta sexta-feira (17), a Operação “Bioleak” para combater a venda de medicamentos...

Brasil e Índia firmam acordo para fortalecer produção de vacinas

O governo brasileiro e a empresa indiana Biological E Limited firmaram, nesta semana, um acordo de cooperação internacional voltado ao desenvolvimento tecnológico e à...

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

O Ministério dos Transportes divulgou, nesta semana, as regras para atuação de instrutores autônomos de trânsito, que poderão oferecer aulas práticas de direção sem...

Trabalho por aplicativo cresce 25% e atinge 1,7 milhão no Brasil

O número de trabalhadores por aplicativo no Brasil cresceu 25,4% entre 2022 e 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de...

F1 em Austin 2025: Sprint acirra disputa entre Piastri e Norris

O fim de semana da Fórmula 1 no Circuito das Américas, em Austin (EUA), entre 17 e 19 de outubro de 2025, tem sido...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp