A Farmácia Básica Municipal de Capivari de Baixo, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, registrou um aumento expressivo na procura pelos serviços nos últimos meses. Entre 1º de setembro e 22 de outubro, foram 16.977 receitas dispensadas, o que representa uma média de 447 atendimentos diários.
Aumento da demanda e filas
De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Arent, o crescimento da demanda tem provocado filas e maior tempo de espera, mesmo após a mudança e ampliação do espaço físico da farmácia.
“Estamos estudando soluções práticas para dar mais celeridade ao atendimento, exatamente como a população merece. Neste momento, pedimos compreensão dos pacientes”, destacou Arent.
Entre as alternativas avaliadas estão a ampliação do horário de atendimento e o reforço da equipe com novos servidores concursados.
Exigências da Anvisa impactam tempo de atendimento
As novas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também têm contribuído para o aumento do tempo de atendimento. Agora, o verso da requisição médica precisa receber um carimbo com informações detalhadas, como o nome do medicamento, lote, quantidade e a assinatura do farmacêutico responsável.
Estrutura e funcionamento
Atualmente, a Farmácia Básica de Capivari de Baixo disponibiliza 137 medicamentos na Relação Municipal de Medicamentos (Remume) — um acréscimo de 18 novos itens nos últimos quatro meses.

