Carolina Carradore
Tubarão
Uma extensa programação no sul de Santa de Catarina celebra a chegada dos restos mortais da santa Gertrudes Comensoli. A peregrinação da relíquia, um dedo, iniciou ontem, em Turvo, cidade onde foi constatado o primeiro milagre da santa, e deve seguir em quatro cidades da região sul. Reconhecida por milhares de fiéis, as comemorações servem como agradecimentos aos atos e milagres da santa.
O Brasil foi o primeiro país a receber a relíquia de Gertrudes Comensoli, após a sua santificação, há três meses. Fundadora da Congregação das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo, o dedo da santa também passará por Tubarão.
Na Cidade Azul, a relíquia ficará no Lar da Menina, entidade que segue o seu legado. “Não adoramos a santa, mas temos um profundo respeito por sua memória e, até hoje, seguimos seus ensinamentos”, valoriza a diretora do Lar da Menina, irmã Iracema Soares da Silva.
A relíquia fica até domingo em Turvo, quando ocorre a transladação do dedo. No próximo dia 6, a relíquia chega à capela Santo Antônio de Pádua, em Tubarão.
Durante cinco dias, percorrerá várias paróquias da cidade. Em cada uma, é programada a realização de missas e espaço para visitação da relíquia. No dia 13, o dedo segue para Sombrio.

