Carolina Carradore
Tubarão
Adotar um cachorro de rua não é apenas um gesto de solidariedade, mas também de cidadania. Amanhã, a ONG Movimenta-Cão, de Tubarão, promove a 2ª Feira de Adoção. Sob o tema Neste Natal dê um presente que ninguém pode comprar: um amigo, a meta é “usar” os cãezinhos como presente do Papai Noel. O evento ocorre em frente à Casa da Cidadania, das 9 às 17horas.
A estimativa do presidente da Movimenta-Cão, Francisco Beltrame, é colocar para adoção cerca de 40 cachorros, provenientes não somente das cuidadoras cadastradas na ONG, mas também de pessoas que se disponibilizam a cuidar temporariamente.
Boa parte dos caninos já está castrada, vacinada e desverminada. Todo esse cuidado é feito através de um convênio realizado entre a Ong e prefeitura de Tubarão. O recurso é destinado às cuidadoras. Atualmente, são 350 animais sob os cuidados de três mulheres.
Na feira, haverá também vendas de camisetas e dicas de adoação responsável. “Para levar um animal, é preciso receber instruções da ONG, apresentar carteira de identidade, comprovante de residência e assinar um termo de adoção. É preciso ressaltar que o animal precisa de atenção e ser bem tratado”, lembra Beltrame.
Amor incondicional
Desde a infância, a aposentada Maria Amélia Calvacante, 61 anos, dedica-se aos animais. Até ontem, ela acolhia 48 cachorros na sua casa, no bairro Andrino, em Tubarão. Como cuidadora de cães, recebe ração não somente da prefeitura, mas dos “amigos secretos”, como ela intitula as pessoas que a ajudam a cuidar de seus estimados caninos.
“De vez em quando encontro ração no portão ou motoboys vem entregar em casa, mas nunca sei quem manda”, diz dona Maria Amélia com a expressão mista de indagação e surpresa. Para a feira de adoção de amanhã, Maria Amélia deixará para a adoção quatro cachorros castrados.