
Tubarão
Os trabalhos de instalação e amarração de ferragem no sexto vão da futura ponte sobre o Rio Tubarão estão adiantados. Com isso, é aberta a frente para concretagem de mais um estágio da construção desta travessia da BR-101. O quinto vão já está concretado e logo iniciarão os trabalhos nas proteções laterais.
As obras partem, agora, da cabeceira norte em direção ao Rio Tubarão – todos os trabalhos de concretagem de pista seguiram da cabeceira sul para a margem do rio. Além da amarração de ferragem, o consórcio segue com a construção de caixaria no sétimo vão, para que a concretagem da pista possa seguir até a união de toda a plataforma. A meta é a concretagem de um segmento por semana, e ainda restam quatro vãos, dois destes sobre o rio. Isso dentro das condições climáticas estáveis.
Dos nove vãos que formam a ponte, cinco estão concretados. Depois que toda a passagem estiver com a plataforma pronta, chega a vez da construção das cabeceiras, para unir-se com a pista da rodovia federal, seguida pela aplicação de camada asfáltica e instalação de toda a sinalização rodoviária (placas, faixas, elementos refletores).
A nova ponte sobre o Rio Tubarão vai abrigar somente o tráfego de sentido Florianópolis. Hoje ela recebe tráfego em duplo sentido de circulação.
A obra
Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A travessia receberá somente o fluxo de veículos no sentido norte. Na duplicação da BR-101, em Santa Catarina, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) construiu 29 pontes e adequou e reforçou outras 14 estruturas, todas elas liberadas para tráfego. Outras duas pontes estão projetadas para serem construídas dentro das obras complementares, ambas no Rio Capivari (uma será adequada e outra construída em via lateral).