Início Geral Ferrovia Litorânea Sul: Reunião decidirá o destino da obra

Ferrovia Litorânea Sul: Reunião decidirá o destino da obra

Zahyra Mattar
Imbituba

A definição a respeito da construção da Ferrovia Litorânea Sul sairá de uma reunião nesta semana. O deputado federal Edinho Bez (PMDB) já agendou uma audiência com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), seu amigo Antônio Pagot, para tentar colocar em prática a interligação dos trilhos da Ferrovia Tereza Cristina com as malhas estadual e nacional.

“Já passou da hora disso ocorrer. O país precisa investir nestes modais. Concentrar tudo nas rodovias é travar o crescimento”, considera Edinho. Pelo prazo dado no ano passado, a litorânea deveria estar em operação até 2012. “Acredito que seja possível começar este ano”, pontua o deputado.

Em maio de 2009, o Dnit lançou o edital para a realização dos estudos de impacto ambiental e dos serviços de arqueologia para obtenção do licenciamento ambiental à física em si. Somente para esta etapa, foram dispensados R$ 3 milhões.
A obra está orçada em R$ 945 milhões e deve ser finalizada em até 24 meses após a contratação das empresas. A previsão era que isso ocorresse neste começo de ano.

Sair da versão mobile