O pequeno município de São Martinho, no Sul do Estado, encerrou o calendário oficial das Festas de Outubro. Mais tradicional festa alemã do Sul de Santa Catarina, a 24ª Festa do Produto Colonial recebeu 30 mil pessoas nos três dias do evento, no Parque do Pavilhão do Produto Colonial, no Centro.
Nos três dias quem compareceu à Festa do Produto Colonial pôde apreciar os campeonatos típicos, danças folclóricas, o desfile de rua, ocorrido ontem, a gastronomia no parque de alimentação e muito chope.
A abertura do evento teve a presença de autoridades como o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira. A festa é um resgate das tradições herdadas dos imigrantes, tornando-se uma espécie de homenagem às culturas e etnias que colonizaram o município, além de valorizar os produtos coloniais feitos pelos moradores, destacando-se a qualidade com que são fabricados.
Cerca de doze produtores rurais comercializaram nos três dias: pães, cucas, geleias, biscoitos, queijos, defumados, conservas, artesanato, chocolates e bebidas artesanais, com destaque para a cachaça, bitter e licor.
Os concursos típicos também foram uma das atrações da festa, como o Oma’s Kuchen (Cuca da Vovó), que elegeu a melhor cuca entre sete competidoras.
“O evento foi uma grande vitrine para os produtores, que tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos diretamente”, afirma a secretária de Turismo e Cultura, Angela Sehnem Back.
A festa teve organização da prefeitura de São Martinho, através da secretaria municipal de Turismo e Cultura, e contou com apoio do governo do Estado, por meio da secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.
“É um investimento da prefeitura no sentido de potencializar ainda mais a divulgação de nossos produtos e colocar São Martinho num dos caminhos turísticos mais procurados do Sul do Estado”, aponta o prefeito, Robson Jean Back.