Nesta quinta-feira (07/08), o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, será palco do 1º Festival de Documentários, com a exibição de 20 produções de diferentes regiões do país. O evento ocorre ao longo do dia, com entrada gratuita e sessões às 9h, 13h30, 15h e 19h, marcando o Dia do Documentário Brasileiro.
A iniciativa é inédita e busca valorizar a produção audiovisual nacional, especialmente a catarinense. O festival será realizado no Centro de Vivências do Museu, com acessibilidade garantida e participação aberta ao público. O evento recebeu 54 inscrições vindas de 18 cidades catarinenses e de quatro outros estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Exibições gratuitas com acessibilidade e sessões para grupos
O evento foi pensado para ser democrático e acessível. Todas as sessões contarão com intérprete de Libras, e os filmes possuem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Escolas e grupos interessados podem agendar participação pelo WhatsApp (48) 9904-2739.
A diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon, destaca que, dependendo da situação, o evento também poderá oferecer transporte para grupos organizados. “Os casos serão estudados e avaliaremos cada situação”, reforça.
Confira os horários das sessões:
9h
13h30
15h
19h
Filmes selecionados valorizam cultura catarinense
A curadoria do Festival destacou a importância de priorizar obras catarinenses. A cineasta criciumense Beatriz Kestering Tramontin explicou que o foco em filmes locais busca preservar e valorizar a memória regional. “É uma forma de registrar o nosso patrimônio cultural, contando nossas próprias histórias”, pontua Beatriz, integrante da Cinemateca Catarinense.
O jornalista e produtor cultural Wender Zanon reforçou a importância do evento como vitrine para obras que despertam o sentimento de pertencimento. “Um dos filmes, Endereços Invisíveis, mostra a realidade de quem vive sem CEP. É um olhar potente para questões locais e sociais”, explica.
Evento tem apoio de editais culturais e instituições públicas
O festival é viabilizado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, através da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Governo Federal. A iniciativa conta ainda com apoio institucional do Governo do Estado de Santa Catarina.
A programação completa e as sinopses dos filmes selecionados podem ser conferidas nos sites do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e do Unibave.