quinta-feira, 24 julho , 2025

Filho leva casamento para hospital para pai internado participar da cerimônia surpresa

Talvez não haja alegria maior para um paciente internado do que a notícia de que ele receberá alta hospitalar. Para o engenheiro mecânico José Luiz Francesconi, de 55 anos, a notícia é duplamente bem-vinda: ele pôde deixar o quarto em que estava internado para acompanhar o casamento do filho, que decidiu fazer a cerimônia no hospital onde o pai está internado.

O casamento ocorreu no último sábado (6), em Santo André (SP), no ABC Paulista.

José está internado desde o dia 18 de junho para o tratamento de leucemia, e não poderia deixar o hospital para acompanhar o casamento civil do filho Vinicius Belisário Francesconi com a noiva Ana Caroline Soares do Nascimento.

Sensibilizadas pela decepção do paciente, as enfermeiras que cuidam do seu José relataram aos médicos os constantes desabafos dele em não poder participar do casamento do próprio filho. A chefia do hospital decidiu então liberar a cerimônia para ocorrer na instituição, uma grande surpresa para o paciente!

“Foi o maior presente que poderia ganhar. Por conta da minha situação, nem abraçar minha família eu estava abraçando, por causa da minha baixa imunidade, então, abraçar meu filho no casamento dele foi muito especial, muito importante. Vai até me ajudar a enfrentar esse novo desafio da doença. Foi uma surpresa maravilhosa”, disse seu José.

Todo os funcionários e pacientes internados foram avisados da surpresa. Durante a cerimônia, os corredores ficaram lotados de enfermeiros, médicos, pacientes, visitantes e demais funcionários que estavam de plantão – todos ansiosos com o casamento.

Casamento repleto de emoção

A cerimônia começou assim que a noiva surgiu radiante no segundo andar do hospital, vestida de branco e com uma tiara com flores brancas. O cenário foi montado no átrio do hospital, um vão que dá vista aos demais andares da internação.

E então aparece seu José, saindo do quarto 311, no terceiro andar, descendo pelo elevador e tirando fotos com a noiva. Quando ele se deu conta de que a cerimônia realmente aconteceria ali, começou a chorar copiosamente.

Com o auxílio da enfermeira Camila Martins, que a todo momento verificava se ele estava se sentindo bem, seu José Luiz ficou ao lado da mulher, Nair, a quem deu uma bronca em tom de brincadeira: “Você mentiu para mim”. E ela respondeu aos risos: “Não menti, omiti”.

“Isso nos conforta, você esquece por um momento que está passando por essas dificuldades, internações, tratamento, foi muito legal. Eu sempre comento com as enfermeira de mais contato de que eu estava rezando para conseguir sair do hospital antes do casamento. Isso me deixou muito triste, cada vez que eu lembrava, então vi isso aqui foi muito maravilhoso, é indescritível. É como se fosse o maior presente da minha vida”, disse seu José Luiz.

Contente em ter tido o privilégio de participar do casamento do filho, ele complementou: “A família é o maior tesouro da sua vida. Eu imagino o tamanho do esforço para realizar esse momento. A razão da nossa vida é a nossa família, quero que meu filho seja muito feliz”.

Foi graças a esse espírito acolhedor que o hospital decidiu se mobilizar para realizar o casamento. “A gente tem um movimento ‘o que importa para você’ desde 2018. E a gente sempre pergunta para o paciente o que importa para ele durante a internação. Foi quando descobrimos que ele estava um pouco triste por não poder ir ao casamento do filho. Então fizemos essa mobilização para trazer o casamento para perto dele, aqui no hospital”, disse Camila.

Responsável pelo tratamento de José Luiz, a médica hematologista Elaine Mazará afirma que a alegria proporcionada pelo casamento pode ajudar o paciente e superar a dificuldade da internação.

le tem uma doença grave, que é uma leucemia aguda, diagnosticada há dois anos, alguns pacientes conseguem se curar, mas alguns são mais difíceis e precisam de um transplante de medula, que é o caso dele. Ele já fez um autotransplante, mas agora ele precisa de medula de um doador. O caso dele é grave e, como o filho dele está tentando casar há um ano, então, foi uma homenagem para ele, para os noivos e para a equipe do hospital. Ele ficou tanto tempo internado, tem alta e volta, que ele acaba sendo da família.”

Elaine se disse contente por José e pela festa inusitada em seu ambiente de trabalho. “Casamento é primeira vez. Ele fica muito feliz por ter podido fazer. Nem eu sabia que seria desse jeito. Foi uma surpresa. Mas acho que isso traz um ânimo para ele, a felicidade sempre melhora nosso sistema imunológico.”

Atenta, ela permitiu que o pai do noivo pudesse apenas molhar os lábios na taça de champanhe e assim brindar a felicidade do filho. “Vou ficar apenas no brinde, não posso beber”, disse seu José Luiz.

Fonte: G1/Fotos: Glauco Araújo/G1

Continue lendo

Hamilton pode igualar recorde de Schumacher no GP da Bélgica

Lewis Hamilton, heptacampeão da Fórmula 1 e atual piloto da Ferrari, pode igualar o recorde de Michael Schumacher como maior vencedor do GP da...

Natal Luz 2025 celebra 40 anos com 88 dias de atrações em Gramado

FOTO Divulgação Gramado O maior espetáculo natalino do Brasil está de volta com uma edição histórica. O 40º Natal Luz de Gramado acontece de 23...

Santa Catarina registra queda nos casos de feminicídio em 2025

Enquanto o Brasil registra aumento nos casos de feminicídio em 2025, Santa Catarina vai na contramão e apresenta redução de 25% neste tipo de...

Hulk Hogan, lenda da luta livre, morre aos 71 anos

Hulk Hogan, um dos maiores ícones da luta livre mundial, morreu aos 71 anos nesta quinta-feira (24), em sua casa em Clearwater, na Flórida...

Tribunal de Contas cobra plano de carreira do IMA e novo concurso público

FOTO Divulgação Notisul O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) determinou que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) apresente, em até 30...

Turnê “Rezo” valoriza cultura popular em 5 cidades de SC

FOTOS Divulgação Notisul Com estreia marcada para sexta-feira (25), em Imbituba, o show musical “Rezo” inicia uma nova temporada de apresentações gratuitas por cinco cidades...

Homem morre afogado nos Molhes da Barra, em Laguna

Um homem de 49 anos morreu afogado na tarde desta quarta-feira (23) nos Molhes da Barra, em Laguna. A vítima foi identificada como Jeferson...

Flamengo encaminha contratação de Samuel Lino por R$ 162 milhões

O Flamengo está próximo de anunciar a contratação do atacante Samuel Lino, de 25 anos, que pertence ao Atlético de Madrid. A negociação gira...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp