Início Opinião Fim de semana com sol forte chama a atenção para prevenção ao...

Fim de semana com sol forte chama a atenção para prevenção ao câncer de pele

Beatriz Fernandes, Cristina Michels, Eduarda Anjos, Heloisa Laureano, Jovana Rodrigues, Larissa Daniel, Luana Vieira, Sabrina Feyh, Thayna Vieira
Acadêmicas DE enfermagem da unisul, com Orientação de Elonir Gomes e Giseli Boeng

Apesar dos dias chuvosos que deram fim à segunda semana do mês de novembro e a pouco mais de um mês para a chegada oficial do verão, o sol se fez presente no último fim de semana e feriado, os quais movimentaram as praias da região. Sabe-se que não só em frente ao mar, mas a todo momento, o uso adequado e constante de filtro solar é imprescindível não apenas para evitar queimaduras, mas também outras enfermidades como o câncer de pele.

O câncer de pele é um tumor formado por células da pele que sofrem uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal, dando origem a um novo tecido – processo denominado neoplasia.

Entre as causas que predispõem o início dessa transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do sol.

Esse tipo de câncer atinge principalmente as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade.

Como evitar?
– A forma mais prática e indispensável é utilizar diariamente um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 30, não esquecendo de proteger os lábios e orelhas.

– Em praias, rios, lagoas ou parques aquáticos, aplique o filtro solar pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e reaplique após mergulho ou transpiração excessiva.

– Use chapéus e barracas grossas, que bloqueiam ao máximo a passagem do sol. Mesmo em sombras, parte da radiação solar ultravioleta reflete na areia, atingindo a pele.

– Evite o sol no período entre 10h e 15h.

– Procure um dermatologista caso encontre manchas na sua pele que estão se modificando, formam cascas na superfície e/ou sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.

Não tenha medo do diagnóstico. Ele salva vidas.

No dia 2 de dezembro (sábado), das 9h às 15h, no AME – Bloco da Saúde da Unisul, ocorre uma atividade da campanha de prevenção ao câncer de pele.

Deverão ser encaminhadas:
– Pessoas com história familiar de câncer de pele;

– Pessoas que trabalham em atividades ao sol;

– Pessoas que possuam pinta ou sinal que muda de cor, com bordas irregulares, que podem ou não apresentar sangramento ou que cicatrizam com dificuldades.

Para mais informações, consulte a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Sair da versão mobile