Fluminense e Cruzeiro se enfrentam nesta quinta-feira (17), às 19h30, no Maracanã, em duelo válido pela 14ª rodada do Brasileirão Série A. O confronto marca o retorno do Tricolor após o Mundial de Clubes e pode valer a liderança ao time mineiro.
O Cruzeiro chega embalado pela goleada sobre o Grêmio e soma 29 pontos, na vice-liderança. Se vencer, assume a ponta da tabela, ultrapassando o Flamengo. Já o Fluminense, que tem duas partidas a menos, busca se aproximar do topo e entra em campo com 20 pontos.
Estilos opostos e equilíbrio histórico
As duas equipes vivem bom momento na competição, mas com estilos de jogo bastante diferentes. O Fluminense aposta na posse de bola e construção ofensiva com passes rasteiros — 10 dos 15 gols marcados vieram assim. O time também se destaca pela disciplina: tem média de apenas 1,64 cartão amarelo por jogo.
Já o Cruzeiro é uma equipe mais combativa, com média de 17,1 desarmes e 14,9 faltas por jogo. Sua defesa é sólida e o ataque eficiente: o time tem o segundo melhor ataque da competição, com 21 gols. Além disso, está invicto no Brasileirão desde abril.
Historicamente, o confronto é bastante equilibrado. Pelo Brasileirão, foram 61 encontros, com 24 vitórias do Fluminense, 20 do Cruzeiro e 17 empates. No geral, somando todas as competições, o Flu leva pequena vantagem com 27 vitórias contra 24 dos mineiros.
Prováveis escalações e desfalques
O técnico Renato Portaluppi pode poupar Jhon Arias, que está em negociação avançada com o Wolverhampton. Já o Cruzeiro, comandado por Leonardo Jardim, não contará com Kaiki Bruno, suspenso. O jovem Kauã Prates, de apenas 16 anos, pode ser titular.
Provável Fluminense: Fábio; Thiago Silva, Ignácio (Soteldo), Freytes; Samuel Xavier, Facundo Bernal (Hércules), Martinelli, Nonato, Renê; Jhon Arias (Freytes), Germán Cano.
Técnico: Renato Portaluppi.
Provável Cruzeiro: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba, William (Kauã Prates); Lucas Romero, Lucas Silva, Christian, Matheus Pereira; Wanderson, Kaio Jorge.
Técnico: Leonardo Jardim.
Arbitragem e expectativa
A arbitragem será comandada por Rafael Rodrigo Klein (RS), com assistência de Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS). No VAR, Bráulio da Silva Machado (SC).