FOTOS: PMT Divulgação, Notisul
Na manhã da quinta-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família realizou a 39ª ação integrada de resgate e acolhida – Força-tarefa em Tubarão. As abordagens ocorreram em diferentes pontos da cidade, após denúncias feitas pela comunidade.
Casa abandonada em risco de desabamento
A operação foi conduzida pelo setor POP, em parceria com a Secretaria de Saúde, o CAPS AD e contou com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Municipal.
Durante as ações, a equipe esteve em uma casa abandonada com risco de desabamento, onde foram encontradas três pessoas dormindo, mesmo diante do perigo iminente da estrutura. Também foi observado que muitas pessoas abordadas eram recém-chegadas ao município.
Homem com transtornos mentais foi abandonado na rodoviária
Entre os casos atendidos, chamou a atenção a situação de um homem em surto, que relatou ter sido trazido de carro de um município vizinho e deixado no terminal rodoviário de Tubarão.
Sem conseguir lembrar do próprio nome, o homem foi identificado por meio de pesquisas realizadas com o apoio da Polícia Militar, que já havia feito abordagens sociais anteriores. Após articulação com o município de origem, onde o usuário possui vínculos, foi providenciado seu retorno seguro.
Continuidade das ações integradas
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, o objetivo das forças-tarefas é oferecer acolhimento e encaminhamento adequado a pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo mais segurança e dignidade.