Santa Catarina enfrenta uma sequência de dias gelados nesta semana. A partir desta terça-feira (10), o tempo volta a ficar firme em todas as regiões devido à atuação de um centro de alta pressão sobre o estado. O sol predomina principalmente no Grande Oeste e aparece entre nuvens nos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral. O amanhecer será gelado, com temperaturas variando entre 1°C e 8°C nas áreas mais altas e entre 8°C e 15°C nas demais regiões. Com isso, há condições para a formação de geada, especialmente no Meio-Oeste e Planalto Sul. No litoral, o mar segue agitado, com ondas entre 2 e 3 metros.
Temperaturas despencam ainda mais na quarta-feira
Na quarta-feira (11), o frio ganha ainda mais força, com mínima prevista de até -2°C entre os Planaltos e o Meio-Oeste. Em algumas áreas, a geada será mais intensa. O tempo segue firme e com poucas nuvens, favorecendo dias bonitos, mas gelados. As máximas não devem ultrapassar os 20°C no litoral e variam entre 6°C e 17°C nas demais regiões. O mar continua agitado, com risco moderado de ressaca e alagamentos em áreas costeiras.
Mínimas de até -2°C no Meio-Oeste e Planalto Sul
Máximas não passam de 20°C em todo o estado
Mar agitado com ondas de até 3 metros
Quinta-feira terá aumento de nuvens e possibilidade de chuva isolada
Na quinta-feira (12), a massa de ar frio permanece atuando, mantendo as temperaturas baixas em Santa Catarina. No Grande Oeste, o tempo continua firme, mas entre os Planaltos e o Litoral, a nebulosidade aumenta devido à circulação marítima. Com isso, há chance de pancadas isoladas de chuva nessas regiões. As mínimas ficam entre -1°C e 5°C no Oeste e Planaltos e entre 4°C e 13°C no Vale do Itajaí e no litoral. O mar começa a voltar ao normal, perdendo força em relação aos dias anteriores.
Atenção redobrada no litoral por conta da agitação marítima
O mar agitado durante esses dias requer atenção de pescadores e banhistas, com risco moderado para ocorrências como ressacas e alagamentos costeiros. As ondas continuam variando entre 2 e 3 metros até pelo menos a quarta-feira. A orientação é evitar atividades marítimas mais arriscadas durante esse período.