Início Geral Fundação prepara-se para emitir licenças

Fundação prepara-se para emitir licenças

Podar as árvores da beira rio é uma das metas do presidente da Fundação do Meio Ambiente de Tubarão, Guilherme Nunes Bressan.
Podar as árvores da beira rio é uma das metas do presidente da Fundação do Meio Ambiente de Tubarão, Guilherme Nunes Bressan.

Eduardo Zabot
Tubarão

Uma resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) permite que Fundações Municipais possam emitir licenças ambientais de pequeno e médio porte. Em Tubarão o presidente do órgão, Guilherme Nunes Bressan, antecipa que é justamente isto que começará a ser feito.

“Já conseguimos arrumar os computadores e, depois que o sistema for instalado, os servidores serão treinados para desempenharem este tipo de trabalho”, valoriza.
Segundo ele, a possibilidade de disponibilizar este tipo de serviço é importante para a população. “A Fatma realiza este trabalho, mas a demanda é grande. A emissão de licenças de pequeno e médio porte pela Fundação significa beneficia diretamente o cidadão”, considera Guilherme.

A previsão é que até junho as licenças poderão começar a ser emitidas pela equipe do órgão municipal. “Autorizações para a construção civil, que é a mais procurada, poderão ser feitas por nós”, ressalta o presidente.
A poda das árvores nas avenidas beira rio também está nos plano em curto prazo. Para isso, a intenção é atuar em parceria com a Fatma. “Queremos cortar as sobras dentro dos padrões técnicos, para não ter problemas futuros. Por isso precisamos estar em sintonia com a Fatma”, destaca.

Além disso, o presidente quer intensificar a parceria com outras secretarias para garantir a limpeza e a fiscalização dos terrenos baldios. Ações de educação ambiental, junto com a secretaria de educação, e ampliação da coleta seletiva do lixo também são temas prioritário para a fundação.

Sair da versão mobile