O gabarito preliminar das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) foi divulgado nesta segunda-feira (6) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As provas foram aplicadas em todo o país no domingo (5).
De acordo com o MGI, o exame contou com quatro tipos de prova para cada um dos nove blocos temáticos, totalizando 36 gabaritos preliminares.
Os candidatos podem consultar o material na Página de Acompanhamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do certame, acessando com a conta Gov.br.
Prazo para recursos
O prazo para interposição de recursos contra questões ou gabaritos começa à 0h desta terça-feira (7) e termina às 23h59 de quarta (8).
Os pedidos devem ser enviados exclusivamente pela plataforma oficial da FGV, dentro do prazo previsto no edital.
Segundo a ministra Esther Dweck, os diversos cadernos de prova também estão sendo publicados nesta segunda, como medida de transparência e segurança do processo.
Dados de participação
O CNU 2025 registrou abstenção de 42,8%, índice menor que o da primeira edição, em 2024 (54%). Dos 761.545 inscritos, mais de 435 mil candidatos compareceram às provas em todo o país.
A ministra classificou a aplicação como “tranquila e bem organizada”.
Próximas etapas do concurso
Conforme o cronograma, o resultado final das provas objetivas e a convocação para a segunda fase do concurso serão publicados em 12 de novembro.
Nessa mesma data, ocorrerão as chamadas para avaliação de títulos e verificação de cotas raciais e de pessoas com deficiência (PCD).
A prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro, e o resultado preliminar está previsto para 23 de janeiro. Após isso, haverá três chamadas de confirmação de interesse até março de 2026, quando devem iniciar as convocações para nomeação e, se aplicável, o curso de formação.
Sobre o CNU 2025
Esta segunda edição do concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais — sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível médio. Do total, 2.480 vagas são imediatas, e 1.172 estão reservadas para preenchimento em curto prazo após a homologação.

