IMAGES Reprodução F1TV
TEMPO DE LEITURA: 3 minutos
O brasileiro Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber, comemorou ter saído sem ferimentos do acidente sofrido na última volta da corrida sprint do GP de São Paulo, neste sábado (8). Apesar da batida violenta, que gerou impactos de 34G e 57G, o novato escapou ileso e destacou o avanço da segurança nos carros da Fórmula 1.
“Eu dei sorte, disse isso aos médicos. Saí do carro em pé e, claro, senti um pouco de dor aqui e ali, mas dor normal, como em qualquer outro fim de semana de corrida. Sou sortudo, porque poderia ter sido muito pior. Estou inteiro”, afirmou o piloto na zona mista do Autódromo de Interlagos.
Acidente na reta principal
O incidente ocorreu na reta principal de Interlagos, na volta final da sprint. Bortoleto, que estava em 11º lugar, tentou uma manobra por dentro para se aproximar de Alexander Albon, da Williams, mas perdeu o controle da Sauber e colidiu com força no muro.
O carro teve grandes danos no chassi e perdeu as rodas, mas o piloto conseguiu sair sem ajuda. Ele foi levado ao centro médico por precaução e liberado pouco depois, sem ferimentos.
“Vi alguns vídeos, fotos e dados que mostram o que aconteceu com o DRS, mas estava tão concentrado em tentar correr o quali que nem parei pra analisar o acidente. Agora vou conversar com a equipe pra entender se o problema foi mesmo o DRS ou se eu só peguei uma parte molhada e girei”, explicou.
Corrida contra o tempo no box da Sauber
Com apenas três horas entre a sprint e a classificação, os mecânicos da Sauber trabalharam intensamente para tentar reconstruir o carro de Bortoleto. O piloto chegou a entrar no cockpit na frente dos boxes, mas não foi à pista — o carro ainda não estava em condições ideais.
“Colocamos o carro na pista, eles estavam montando tudo, mas precisaríamos de mais 20 ou 30 minutos pra deixar o carro perfeito. Acho que me mandaram pra ver se o motor estava ok, se o carro estava inteiro”, contou.
Sem tempo válido no Q1, o brasileiro vai largar em 20º lugar na corrida principal deste domingo (9), marcada para as 14h (horário de Brasília).
Mensagem nas redes e agradecimento à equipe
Em publicação nas redes sociais, Bortoleto celebrou o fato de estar bem fisicamente e agradeceu à equipe e aos mecânicos pela dedicação:
“Tive sorte e fui abençoado por sair ileso do meu acidente hoje; foi uma batida enorme, mas estou aqui de pé. Isso mostra o progresso da segurança na Fórmula 1. Agradeço aos nossos mecânicos, que fizeram tudo o que podiam para me colocar de volta na pista. Quase conseguimos a tempo.”
O piloto também lamentou não ter disputado a classificação em seu primeiro GP em casa, mas disse estar focado na corrida.
“É uma pena não ter conseguido me classificar no meu primeiro GP do Brasil, mas amanhã é outro dia. Só quero entrar no carro, pilotar e aproveitar o tempo na pista.”
Confira o Grid do GP do Brasil de F-1
Serviço
Corrida principal: domingo (9), às 14h (horário de Brasília)
Local: Autódromo José Carlos Pace, Interlagos (SP)


