GAECO deflagra 5ª fase da Operação “Sodalitas Finis” e prende 43 suspeitos em Santa Catarina

Foto MPSC divulgação, Notisul

Na manhã desta quarta-feira (4), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), com apoio da 3ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, deflagrou a 5ª fase da Operação “Sodalitas Finis”, com o cumprimento de 43 mandados de prisão preventiva e 51 de busca e apreensão. A ação visa desarticular uma organização criminosa com atuação em diversas cidades de Santa Catarina.

As ordens judiciais, expedidas pela Vara Criminal de Xanxerê, foram cumpridas simultaneamente em Chapecó, Xanxerê, Lages, Mafra, Ponte Serrada, Abelardo Luz e Faxinal dos Guedes. A operação mobilizou um efetivo de 315 agentes, entre Polícias Militar, Civil, Penal, além de Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e Guarda Municipal.

Com o cumprimento dos atuais mandados, sobe para 216 o número de prisões realizadas nas cinco fases da operação, que começaram em 2023. Nas etapas anteriores, foram apreendidas armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em espécie e grande quantidade de drogas como cocaína, maconha e crack.

O nome da operação, “Sodalitas Finis”, significa “o fim do grupo” e representa a meta de desarticular as atividades da facção criminosa, inicialmente com atuação na região de Xaxim e Chapecó, responsável por crimes como tráfico de drogas, homicídios e roubos.

O GAECO atua em conjunto com o GEFAC (Grupo Estadual de Enfrentamento a Facções Criminosas) e conta com o apoio de diversas forças de segurança, como o BOPE, CORE, SAERFRON e núcleos especializados.

A investigação segue sob sigilo judicial, com novas informações previstas assim que autorizadas.