Mais de 500 estudantes do Ensino Médio de diversas cidades participaram, entre os dias 6 e 8 de agosto, da edição 2025 do Conecta Fleming, em Gaspar (SC). A gincana colegial do grupo educacional arrecadou 6 toneladas de alimentos e promoveu atividades que uniram cultura, sustentabilidade e empatia.
Realizado no Fazzenda Park Resort, o Conecta Fleming proporcionou três dias de intensa programação com foco no desenvolvimento socioemocional e no protagonismo juvenil. As tarefas começaram antes mesmo do encontro presencial e envolveram ações culturais, ambientais e de solidariedade.
Solidariedade em destaque
Um dos principais marcos do evento foi o “Desafio Solidariedade”, no qual os times mobilizaram suas comunidades para arrecadar alimentos que serão destinados a instituições beneficentes das cidades de Florianópolis, Criciúma, Concórdia, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo.
A arrecadação total alcançou 6 toneladas — o dobro do volume conquistado na edição anterior da gincana. Cada grupo ficou responsável por entregar as doações em suas respectivas regiões.
Sustentabilidade e identidade regional
A etapa ambiental do Conecta desafiou as sedes a criarem peças de mobiliário sustentável para uso coletivo nas escolas, utilizando materiais recicláveis ou reutilizáveis. O critério de avaliação envolvia funcionalidade e criatividade.
Na fase cultural, os estudantes transformaram os espaços escolares em galerias de arte virtuais, com produções que representassem a identidade de suas regiões. Também foram realizados momentos gastronômicos com degustações de pratos típicos dos estados representados.
Educação além da sala de aula
De acordo com Manoela Saldanha, diretora do Fleming Ensino Médio, o Conecta vai muito além de uma gincana estudantil.
“Além de fortalecer os laços da comunidade escolar, proporcionando momentos de integração entre estudantes e educadores de diferentes cidades, nosso objetivo com o Conecta, ano a ano, é contribuir para a percepção de cidadania dos alunos. Com competição e brincadeiras como pano de fundo, estimulamos a capacidade de empatia, o cuidado com o outro e o senso coletivo, desenvolvendo comunicação, resolução de problemas, gerenciamento de tempo e inovação e levando a proposta pedagógica para além das paredes da sala de aula”, destacou.
Tema 2025: Brasilidades
Com o tema “Brasilidades”, a edição deste ano propôs um mergulho na identidade nacional, celebrando a diversidade, os sotaques e as tradições culturais do Brasil.
As provas artísticas, esportivas e intelectuais foram pensadas para integrar as múltiplas realidades dos alunos em um mosaico de vivências, reforçando o sentimento de pertencimento e orgulho pelas raízes culturais de cada região.