Belém (PA)
A estudante Gabriela Marçal pediu aos pais um presente inusitado para o seu aniversário de sete anos: a limpeza da praça Presidente Tancredo Neves no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém, no Pará.
“Oi, sou Gabriela. Me ajuda a limpar a pracinha?”, dizem os convites escritos a mão pela estudante e distribuídos entre os vizinhos e demais moradores do entorno da praça. O objetivo da garota é reunir a comunidade na praça no próximo dia 16 e resolver problemas como o mato alto e os pontos de acúmulo de lixo no local.
As visitas à praça durante os finais de semana estão entre os passatempos preferidos da jovem. “Gosto muito de passear com os meus avós, só que estou achando esta praça meio suja, então estou convidando todo mundo para limpar ela”, diz Gabriela.
Mesmo surpresos pelo pedido, os pais apoiaram a iniciativa da filha. “Perguntei ‘mas é isso mesmo que você quer?’, ela disse ‘é isso que quero e é isso que vou ficar feliz'”, conta Ana Cristina Marçal, mãe da pequena.
“A coisa mais importante que podemos deixar é o ensinamento de que nós não podemos passar uma vida esperando, temos que agir. Não posso ficar esperando. Então, não posso tolher na minha filha esse sentimento da ação, vou dar todo apoio para ela para que entenda isso e passe para outras pessoas”, enfatiza Ana Cristina.
“O poder público precisa tomar uma atitude sim, mas nós, enquanto cidadãos, também precisamos ter essa consciência”, observa o pai, André Marçal. Os moradores da área também aprovaram a atitude da menina. “É uma coisa muito interessante partindo de uma criança, porque essa atitude tem que ser de todas as pessoas”, comentou a professora Graça Figueiredo.
A Prefeitura de Ananindeua informou que realizou recentemente a revitalização da Praça Presidente Tancredo Neves e que vai realizar, os serviços de roçagem e capinação do espaço, além da manutenção da iluminação pública do local.

