A conquista da Denominação de Origem (D.O.) Vales da Uva Goethe — a primeira de vinhos em Santa Catarina — será celebrada com o 1º Goethe Festival. Promovido pela Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe (ProGoethe), o evento começa em 28 de junho na Vinícola Mazon, em Urussanga, e se estende durante o inverno com uma programação que valoriza cultura, história, gastronomia e enoturismo.
Festival promove imersão cultural e celebra tradição vinícola regional
O Goethe Festival abre com o colóquio “Nostro Goethe!”, das 9h às 12h do dia 28 de junho, reunindo especialistas, produtores e autoridades. O encontro propõe uma reflexão sobre o valor simbólico, cultural e histórico do Vinho Goethe — cuja origem está diretamente ligada ao romantismo alemão e ao poeta Johann Wolfgang von Goethe.
- Painéis com historiadores e especialistas
- Biografia do poeta Goethe e sua influência no Sul do Brasil
- Análise sensorial dos vinhos com sommelier Luiza Mazon Freitas
- Importância da D.O. para a economia e identidade local
Programação gastronômica valoriza raízes italianas e vinhos da região
A programação continua durante o inverno com encontros gastronômicos abertos ao público, sempre aos sábados, a partir do meio-dia, em formato Open Food & Wine Bar, combinando pratos típicos com os vinhos Goethe:
- 28/06 – Polenta & Bigoli: culinária veneta com polenta cremosa e massa bigoli harmonizada com vinhos locais
- 26/07 – Porchettiamo: porchetta, feijoada e espumantes como destaques do inverno
- 09 e 10/08 – Vinhos & Assados na Brasa: celebração de Dia dos Pais com carnes na brasa e vinhos tintos
D.O. reforça identidade regional e potencializa o enoturismo
De acordo com Guilherme Bianchini, presidente da ProGoethe, a Denominação de Origem é um marco para os produtores locais. “Agora, nosso desafio é consolidar essa conquista com ações contínuas de valorização cultural e expansão turística”, afirma.
A proposta também posiciona os Vales da Uva Goethe na nova Rota Romântica de Santa Catarina, evocando a estética da natureza, das artes e da cultura europeia como força de identidade e desenvolvimento regional.