O governo federal anunciou nesta quinta-feira (29) que fará uma busca ativa para localizar aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas em seus benefícios. A ação busca alcançar pessoas que vivem em regiões remotas ou têm dificuldades de locomoção, oferecendo atendimento remoto e presencial por meio de barcos e unidades móveis.
A medida foi explicada pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. Segundo ele, o governo vai entrar em contato com os beneficiários por canais oficiais e, caso não haja resposta, enviará equipes diretamente às casas das vítimas.
Barcos e unidades móveis levarão INSS até quem precisa
Para atender populações em comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, o governo usará o PrevBarco, unidades flutuantes que oferecem serviços previdenciários. Além disso, o PrevMóvel, caminhão itinerante do INSS, será utilizado em locais sem agências fixas.
-
O objetivo é garantir que nenhuma vítima fique sem atendimento.
-
A busca ativa será feita após tentativa de contato pelos canais oficiais.
-
Quem não responder será visitado por equipes especializadas.
Governo alerta para risco de novos golpes
O ministro Wolney Queiroz alertou para a ação de golpistas que tentam se passar por servidores do INSS. Para evitar fraudes, ele reforçou que o INSS não faz ligações, nem envia e-mails ou mensagens por WhatsApp. Os únicos canais seguros são:
-
Site e aplicativo Meu INSS
-
Disque 135
-
Agências físicas do INSS e dos Correios
“É fundamental que as pessoas estejam atentas e só aceitem contatos pelos canais oficiais”, afirmou.
Fraudes começaram em 2019 e foram ignoradas por governo anterior
De acordo com Queiroz, as fraudes nos descontos associativos surgiram em 2019, mas só agora estão sendo investigadas com profundidade. As associações envolvidas, segundo o ministro, não têm sede nem patrimônio declarado, dificultando o ressarcimento das vítimas.
“O governo anterior não apurou as denúncias feitas por servidores. Agora, estamos enfrentando o problema de frente para garantir justiça aos aposentados”, destacou.
Combate às fraudes e redução das filas são prioridades
Além da investigação das fraudes, o governo pretende reduzir as longas filas de atendimento no INSS. Hoje, o tempo médio de espera para atendimentos agendados é de 45 dias. A meta, segundo o ministro, é zerar a fila e recuperar a confiança no sistema previdenciário brasileiro.