quinta-feira, 23 outubro , 2025

Governo amplia atendimento do INSS a vítimas de descontos indevidos

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (29) que fará uma busca ativa para localizar aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas em seus benefícios. A ação busca alcançar pessoas que vivem em regiões remotas ou têm dificuldades de locomoção, oferecendo atendimento remoto e presencial por meio de barcos e unidades móveis.

A medida foi explicada pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. Segundo ele, o governo vai entrar em contato com os beneficiários por canais oficiais e, caso não haja resposta, enviará equipes diretamente às casas das vítimas.

Barcos e unidades móveis levarão INSS até quem precisa

Para atender populações em comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, o governo usará o PrevBarco, unidades flutuantes que oferecem serviços previdenciários. Além disso, o PrevMóvel, caminhão itinerante do INSS, será utilizado em locais sem agências fixas.

  • O objetivo é garantir que nenhuma vítima fique sem atendimento.

  • A busca ativa será feita após tentativa de contato pelos canais oficiais.

  • Quem não responder será visitado por equipes especializadas.

Governo alerta para risco de novos golpes

O ministro Wolney Queiroz alertou para a ação de golpistas que tentam se passar por servidores do INSS. Para evitar fraudes, ele reforçou que o INSS não faz ligações, nem envia e-mails ou mensagens por WhatsApp. Os únicos canais seguros são:

  • Site e aplicativo Meu INSS

  • Disque 135

  • Agências físicas do INSS e dos Correios

“É fundamental que as pessoas estejam atentas e só aceitem contatos pelos canais oficiais”, afirmou.

Fraudes começaram em 2019 e foram ignoradas por governo anterior

De acordo com Queiroz, as fraudes nos descontos associativos surgiram em 2019, mas só agora estão sendo investigadas com profundidade. As associações envolvidas, segundo o ministro, não têm sede nem patrimônio declarado, dificultando o ressarcimento das vítimas.

“O governo anterior não apurou as denúncias feitas por servidores. Agora, estamos enfrentando o problema de frente para garantir justiça aos aposentados”, destacou.

Combate às fraudes e redução das filas são prioridades

Além da investigação das fraudes, o governo pretende reduzir as longas filas de atendimento no INSS. Hoje, o tempo médio de espera para atendimentos agendados é de 45 dias. A meta, segundo o ministro, é zerar a fila e recuperar a confiança no sistema previdenciário brasileiro.

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