FOTO Marco Favero Divulgação, Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
O Governo de Santa Catarina anunciou o CaTec+, programa que faz parte do movimento Educação Levada a Sério e que prevê a criação de 50 mil novas vagas em cursos técnicos em todas as regiões do estado. O objetivo é ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica de qualidade, estimular a geração de empregos e fortalecer a inovação.
Ensino técnico integrado ao setor produtivo
O CaTec+ busca alinhar a oferta de cursos técnicos às demandas do setor produtivo catarinense, ampliando a empregabilidade dos jovens. Serão 35 mil vagas abertas em parceria com empresas privadas e outras 15 mil pela rede estadual de ensino, com cursos regionalizados e direcionados para os arranjos produtivos locais.
“O ensino técnico possibilita uma experiência enriquecedora. O estudante pode sair da escola com mais um diploma e mais chances de conquistar um emprego rapidamente. O CaTec+ é uma grande transformação no ensino técnico e será um diferencial em Santa Catarina”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Crescimento das matrículas
Entre 2023 e 2024, o estado registrou um aumento de 150% nas matrículas, saltando de 12 mil para 30 mil estudantes. Com o CaTec+, a expansão será ainda maior, com novos cursos e unidades atendendo diretamente as necessidades de cada região.
“Mapeamos as demandas dos arranjos produtivos regionais e estamos ofertando cursos vocacionados, para garantir que essa força de trabalho atenda às necessidades locais e aumente a empregabilidade dos egressos”, destacou a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Política de Educação Profissional e Tecnológica
A Secretaria de Estado da Educação (SED) concluiu em agosto a elaboração da Política de Educação Profissional e Tecnológica para o Território Catarinense. O documento organiza a oferta de ensino técnico com foco na juventude e no alinhamento com os setores econômicos estratégicos do estado.
Educação Levada a Sério
O CaTec+ faz parte do Educação Levada a Sério, maior pacote de investimentos na história da educação catarinense, com recursos de R$ 4,1 bilhões. O programa contempla quatro eixos: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+.
Entre as medidas estratégicas estão a valorização dos professores, melhorias na infraestrutura escolar, ampliação do ensino técnico e iniciativas de apoio ao ensino superior, como o Universidade Gratuita e o Fumdesc.
