domingo, 21 dezembro , 2025

Governo quer tornar CNU política permanente com provas a cada dois anos

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou nesta terça-feira (8) que o governo federal trabalha para transformar o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) em uma política pública permanente, com novas edições a cada dois anos a partir de 2027.

Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, transmitido por emissoras de rádio de todo o país, Dweck destacou que a intenção do governo é consolidar o CNU como modelo estável e regular de acesso ao serviço público.

“Nossa ideia é deixar tudo pronto para que essa política se torne permanente. A partir de 2027, queremos ter edições bienais, sempre em anos não eleitorais”, explicou.

Em 2026, por ser ano de eleições, o certame não será realizado devido às restrições legais.

Modelo inspirado no Enem

Segundo a ministra, a proposta é semelhante à trajetória do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): realizar edições periódicas, com aperfeiçoamentos progressivos até alcançar um modelo padronizado e eficiente.

“A primeira edição já aconteceu, e a segunda está em andamento. A tendência é que, com o tempo, o processo se torne mais tranquilo e previsível”, afirmou.

Para garantir essa estabilidade, o governo estabeleceu parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que passou a atuar diretamente na execução da segunda edição do concurso.

“A Enap contratou a banca organizadora e está à frente da condução do processo, em conjunto com o ministério, que segue como gestor da política pública.”

Concursos menores e mais frequentes

Dweck defendeu concursos menores e mais frequentes como forma de evitar lacunas e rupturas na força de trabalho do funcionalismo.

“O ideal para o serviço público é ter concursos com menos vagas por área, mas realizados com mais frequência. Isso reduz choques geracionais e permite reposição constante”, argumentou.

Diálogo com o Ministério Público

A ministra também comentou o pedido do Ministério Público Federal (MPF), que na semana passada solicitou a suspensão da segunda edição do CPNU.

Dweck informou que o governo está em diálogo com o MPF, buscando esclarecimentos sobre a condução do certame, especialmente quanto ao cumprimento das regras de cotas raciais.

“Estamos prestando todos os esclarecimentos necessários. Nossa prioridade é garantir um concurso público justo, inclusivo e transparente”, concluiu.

Continue lendo

Escuna naufraga na região de Laguna: cinco tripulantes são resgatados

Uma escuna com cinco tripulantes naufragou após apresentar um aumento repentino em um orifício na proa e encher de água rapidamente, nas proximidades da...

Orleans concede bônus fiscal de até R$ 1.200 a produtores rurais

FOTO Douglas Benker Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos A Prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vai conceder um bônus fiscal...

Alunos de Capivari de Baixo recebem certificado por destaque em seleção do IFSC

IMAGEM PMCB Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo receberam, na manhã desta...

Paella do Primo acontece em Jaguaruna no dia 31 de janeiro

FOTOS Rodrigo Prado Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Jaguaruna recebe no dia 31 de janeiro mais uma edição da Paella do Primo, evento já...

Polícia Civil prende homem por maus-tratos a cães em Joinville

IMAGEM PCSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 2 minutos A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal (DPA) de Joinville, efetuou...

Operação “Carta Contemplada” apura golpe de consórcio em Palhoça e São José

IMAGEM PCSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Na manhã de terça-feira (16/12), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia...

Laguna discute novo plano estadual para conservação do boto-pescador

IMAGENS PML Divulgação NotisulTEMPO DE LEITURA: 3 minutos Nos dias 16 e 17 de dezembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Laguna,...

Laguna forma 33 agentes comunitários de saúde e de endemias

FOTO SMSL Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 2 minutos A Secretaria Municipal de Saúde de Laguna realizou a primeira formatura de agentes comunitários de saúde e...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp