Início Opinião Grande aliado da saúde damasco marca presença nas festas de fim...

Grande aliado da saúde damasco marca presença nas festas de fim de ano

Ofim de ano está chegando e junto com ele algumas tradições batem à porta. Nas gôndolas, panetones, frutas e castanhas conquistam lugar de destaque. Nas receitas, ao contrário da uva passa que tem até campanha no Facebook com mais de 40 mil pessoas contra sua presença no Natal, o damasco está entre os ingredientes favoritos. O que pouca gente sabe é a quantidade de benefícios que a fruta provoca na saúde. A Blend Coberturas, fabricante de insumos para indústria de alimentícia, te conta tudo sobre a fruta, nesta edição do “Por dentro da receita”.

Fruto do damasqueiro (Prunus armeniaca), árvore originária da China e da Sibéria, e também conhecido como abricó, o damasco é uma fruta pequena e arredondada, com casca e polpa amarelas, ligeiramente rosadas ou alaranjadas. Como é curiosidade de muitos, o damasco é sim da família do pêssego. Porém, algumas características os diferenciam, como o formato menor, o sabor um pouco mais ácido e a polpa menos suculenta.

Outro diferencial da fruta são suas propriedades nutricionais. Fonte de magnésio, potássio, fósforo, ferro, vitaminas A, C, K, B3, B9, B5, entre outros elementos, como antioxidantes e beta-carotenos, o damasco é um excelente aliado na prevenção de doenças do coração, alguns tipos de câncer e, até mesmo, na proteção da visão, diminuindo o risco de doenças relacionadas ao envelhecimento como a degeneração macular, que leva a cegueira. Além disso, seu alto teor de fibras ajuda a combater a constipação intestinal, auxiliando também na digestão, no equilíbrio do metabolismo e na manutenção de um peso saudável.

Apesar de disponível durante todo o ano, o damasco recebe ainda mais atenção nas ceias de Natal e Ano Novo. Em receitas doces ou salgadas, acompanhando queijos finos ou ingredientes como coco, chocolate e nata, sua presença é imponente e deliciosa. Até mesmo as sementes da fruta podem ser aproveitadas, por serem extremamente adocicadas, em algumas receitas elas podem substituir as amêndoas. 

A Cobertura de Damasco da Blend é produzida com damascos secos importados da Turquia, menos ácido e mais saboroso do que os argentinos. O produto, na versão normal ou diet, não possui adição de aromatizantes, o que garante maior fidelidade ao sabor natural. A textura é excelente para aplicação na sorveteria e na confeitaria, sendo utilizada em picolés, sorvetes de massa, milk-shake, bolos, tortas, cheesecakes, entre outros. Em preparações salgadas, pode ser usada em molhos de salada, queijos finos e canapés. Uma sugestão do chef Manoel Reis é misturar a cobertura com manjericão fresco e limão siciliano até formar um delicioso molho para salada.
 

Sair da versão mobile